Author(s):
Pinho, Fernanda da Conceição Almeida dos Santos
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/13859
Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
Subject(s): Portefólio; Avaliação; Formação; Aprendizagem; Currículo; Gestão de Projetos; Portfolio; Assessment; Training; Learning; Curriculum; Project Management
Description
O presente Relatório insere-se no plano de estudos do Curso de Mestrado em Ciências de Educação, Especialização em Administração e Organização Escolar, da Universidade Católica Portuguesa, polo do Porto. O trabalho surge como um documento reflexivo que ilustra momentos da profissão docente que se prolongam na reflexão do aprendido e, agora, recordado pela autora, sob um olhar mais amadurecido. Incidiu sobre a própria prática da educadora de infância que construiu um percurso elíptico, movendo-se em funções e cargos ora de base ora de topo, em que o seu ponto forte é a polivalência na profissão.
Atendendo à especificidade do jardim-de-infância na organização educativa, mas não descurando a organização no seu todo, e conscientes das mudanças vertiginosas que a organização sofre, nomeadamente a nível das dimensões curricular, administrativa e avaliativa, pensar na ação docente a partir do saber adquirido pela experiência e pelas relações no interior da escola e da própria sala de aula, significa interpelar essas dimensões. O educador, enquanto docente ou gestor, com as especificidades que são inerentes ao seu trabalho, necessita de refletir, de tomar decisões e agir, quase, ou mesmo, em simultâneo, para garantir que o momento não escape, para garantir a eficácia e a eficiência das suas ações. Um olhar atento que escute a vida que o rodeia. Pensar de uma forma mais profunda e com uma reflexão fundamentada, é a atitude que permite integrar novas perspetivas que garantem uma consciência e consistência no desempenho, numa perspetiva de melhoria, independentemente, do nível de “ensino” em que atua, independentemente da função que desempenha na organização educativa.
Partindo destes pressupostos, encetou-se este trabalho de reflexão e análise crítica do percurso profissional, um percurso assente em formação contínua, em formação ao longo da vida como âncora a todos os momentos vividos e partilhados e que incide, essencialmente em quatro aspetos. Releva-se o início do percurso numa instituição de solidariedade social, como algo que marcou a perspetiva da docente perante a integração de crianças em situação de risco e a ação educativa; a participação num órgão de gestão, como visão amplificada de projeção da ação em vários contextos; a produção de materiais em coautorias, como materialização de saberes adquiridos em formação e a necessidade da sua partilha e, por fim, o concurso à direção de um órgão de gestão, como forma de intervenção pela disponibilidade para a organização e para a ação. Na conjugação destes marcos, agora analisados num quadro teórico, percebe-se o quanto se podem aproximar das quatro dimensões, apontadas no âmbito da definição dos padrões de desempenho docente, e que constituem as vertentes caracterizadoras da atuação profissional do docente: profissional, social e ética; desenvolvimento do ensino e da aprendizagem; participação na escola e relação com a comunidade educativa; desenvolvimento e formação profissional ao longo da vida. Assume-se também a imensidão da organização escolar, e o muito que ainda está por aprender e fazer, rumo a uma seleção e tomada de decisão mais consistente e balizada, que promova, no seio escolar, uma cultura partilhada e colegial, quer ao nível da ação dentro da sala de aula, enquanto docente, quer ao nível da administração e organização escolar, enquanto líder. This report is part of the curriculum of the Master's Degree of Science in Education, Specialization in Administration and School Organization, Portuguese Catholic University, Porto polo. The work emerges as a document illustrating moments of reflective teaching profession extending the reflection of learned and now remembered by the author under a more mature look. Focused on the actual practice of kindergarten teacher who built an elliptical path, moving in various offices now based prays top, where their strength is versatility in the profession.
Given the specificity of the garden for children in educational organization, but not forgetting the organization as a whole, and aware of the rapid changes that the organization suffers, especially at the dimensions curricular, administrative and evaluative thinking in action from the teacher knowledge acquired through experience and relationships within the school and the classroom itself, means to question these dimensions. The educator, as teacher or manager, with the specifics that are inherent in their work, need to reflect, to make decisions and act almost, or even simultaneously, to ensure that the timing does not escape, to ensure the effectiveness and efficiency their actions. A watchful eye that listens life that surrounds it. Think of a more profound and reasoned reflection, is the attitude that allows to integrate new perspectives to ensure awareness and consistency in performance, in a perspective of improvement, regardless of the level of "education" in which it operates, regardless of the function that plays in the educational organization.
Under these assumptions, this work has begun to reflection and critical analysis of the vocational route, a route based on training, training in lifelong anchor at all times lived and shared and that focuses primarily on four aspects. It should be the beginning of the course in an institution of social solidarity, as something that marked the perspective of teachers towards integrating children at risk and educational activities, participation in a governing body, such as enlarging view projection of action in various contexts, the production of materials in co-authorships, as the embodiment of knowledge acquired in training and the need for sharing and, ultimately, the competition to the direction of a governing body, as an intervention by the availability to the organization and action. In combination these milestones, now analyzed in a theoretical framework, one realizes how much one can approximate the four dimensions outlined in the definition of standards of teacher performance, and which constitute the characterizing aspects of the professional work of teachers: professional, social and ethics; development of teaching and learning, participation in school and community relations education, development and training throughout life. It is also assumed the immensity of the school organization, and much yet to learn and do, and selection towards a more consistent decision making and guided to promote, within school, high school and a shared culture, both in terms of action inside the classroom while teaching, both in terms of administration and school organization as a leader.