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Ética e Educação Social - Interpelações de contemporaneidade

Autor(es): Baptista, Isabel cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.14/13454

Origem: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Assunto(s): Educação Social; Pedagogía Social; Ética; Moral; Deontologia; Hospitalidade


Descrição
Detentores de um conhecimento sociopedagógico especializado e chamados a intervir prioritariamente junto de pessoas e grupos humanos em situação de privação, sofrimento e vulnerabilidade, os educadores sociais actuam como agentes privilegiados de condição humana, desempenhando um papel crucial na promoção de uma contemporaneidade mais justa e solidária. O presente texto pretende justamente evidenciar princípios de racionalidade socioeducacional congruentes com a utopia do humano em contexto de «sociedade educativa», perspectivando os desafios de profissionalidade e/ou autoridade pedagógica dos educadores sociais à luz de uma concepção ampla de ética, valorizada na sua tripla dimensão – teleológica, deontológica e prudencial. O dever de excelência que anima os processos de desenvolvimento contínuo de padrões de conduta e de disposições de carácter constitui imperativo inalienável de quem se identifica com a sua profissão e não uma imposição exterior. Neste entendimento, inscrevemos as exigências de reflexividade profissional dos educadores sociais no quadro de uma «ética de hospitalidade » assente nos valores acolhimento, responsabilidade e bondade como condição de qualificação ética e estética da acção socioeducativa.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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