Detalhes do Documento

Articulação no ensino básico : estudo de caso

Autor(es): Leite, Manuel Vítor Gonçalves cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.14/13392

Origem: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Assunto(s): Ensino Básico; Sequencialidade; Gradualidade; Transição; Articulação; Elementary School; Sequentiality; Gradualness; Transition; Articulation


Descrição
O presente estudo focaliza-se no estudo da articulação desenvolvida num Agrupamento Vertical de Escolas e visa compreender a forma como os docentes do Agrupamento percecionam a articulação curricular, pedagógica e organizacional. Optámos por um estudo de caso de carácter qualitativo e descritivo. A recolha de dados foi feita através de doze entrevistas e pesquisa documental. Foi nosso objectivo perceber como é que, no ensino básico, os professores perspetivam a articulação horizontal, procurando distinguir as formas de articulação horizontal existentes, bem como compreender como se desenvolve a articulação vertical no agrupamento, identificando cumulativamente práticas de transição entre níveis e ciclos de ensino, de modo a contribuir para o conhecimento das práticas de articulação no contexto escolar. Deparamo-nos com conceções diferentes e práticas diversas de articulação, entendendo os professores que a articulação é importante para garantir a sequencialidade do percurso escolar dos alunos e para rentabilizar o trabalho docente. The present study focuses on the research on the articulation developed in a Vertical tutor group of Schools and seeks to understand how the teachers of this tutor group perceive the curriculum, pedagogical and organizational articulation. We chose a qualitative and descriptive case study. The collecting of data was made through twelve interviews and documentary research. It was our goal to understand how teachers see the horizontal articulation (in elementary school), trying to distinguish the different existing ones, how it develops in the vertical tutor group of schools, identifying cumulatively practices of transition between levels and stages of teaching, contributing thereby to the knowledge of articulation practices in the school context. We face different conceptions as well as diverse articulation practices, and teachers do understand that articulation is important to ensure the sequentiality of the students’ school career and to make the most out of teachers’ work.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Machado, Joaquim
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia