Autor(es):
Sá, José Rui Guimarães de Araújo e
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.14/12615
Origem: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
Assunto(s): TIC; Escolaridade; Educação; Formação; Estágio; Ensino de Informática; ICT; Schooling; Education; Formation; Internship; Teaching Computer Science
Descrição
O presente relatório enquadra-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Informática na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa de Braga.
Consta do documento o relato de todo o trabalho realizado ao longo do ano letivo 2011/2012 durante o Mestrado de Ensino de Informática, procurando, ainda, descrever os aspetos referentes às atividades que foram desenvolvidas pelo grupo de estágio, assim como o processo didático – pedagógico realizado para a lecionação da turma 9ºB, da Escola Básica de Lousada Oeste.
Integra, também, a componente de investigação, que contempla a minha colaboração e participação nas Primeiras Jornadas de Ensino de Informática e todo o trabalho para a realização do artigo e consultas para sustentar a lecionação.
Este documento pretende, ainda, traduzir em palavras toda uma autorreflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido, permitindo uma maior consciencialização acerca de todos os aspetos que envolveram todo o processo de formação individual inerente ao Estágio Pedagógico, seja ao nível das aulas, atividades ou sobre a evolução verificada ao longo do presente ano letivo, no papel de Professor Estagiário. The present work is justified, under the Master in Teaching Informatics at the Faculty of Social Sciences, Catholic University of Portugal Braga.
Contained in document of all the work done during the academic year 2011/2012 during the Masters of Computer Education, seeking also to describe the aspects relating to the activities that were developed by the group stage, as well as the learning process - teaching carried out for the class 9B, of the Basic School of Lousada Oeste.
Also includes the research component, which contemplates my cooperation and participation in the First Meetings of Computer Science and all the work for the accomplishment of the article and consultations to support teaching.
This document also intends to put into words all a critical self-reflection about their work, allowing a greater awareness of all aspects involving the whole process of individual training inherent in Teacher Training, either at the level of classes, activities or on developments throughout this school year, the role of Teacher Trainee.