Document details

Ambientes digitais de aprendizagem no ensino superior : estudo de caso de uso d...

Author(s): Lagarto, José Reis cv logo 1

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/12057

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Subject(s): Elearning; Learning Management Systems; Moodle; Integração Curricular das TIC; Avaliação de Aprendizagens; ICT Curriculum Integration; Assessment of Learning


Description
A introdução de ambientes tecnologicamente enriquecidos nos processos de aprendizagem pode levantar algumas questões importantes, condicionadoras da estratégia a utilizar pelos docentes. Numa disciplina teórica da licenciatura em Comunicação Social e Cultural da Universidade Católica Portuguesa (UCP), com duas turmas e 83 alunos no total, utilizou-se o Moodle como ambiente virtual de aprendizagem, disponibilizando-se conteúdos e fóruns temáticos de participação obrigatória. Os estudantes foram convidados a fazer trabalhos, colocá-los na plataforma e, finalmente, realizaram a sua avaliação online. Com esta investigação pretendemos avaliar as competências digitais dos nossos alunos e verificar se a frequência de utilização da plataforma Moodle influenciava a avaliação da aprendizagem. Para o efeito, utilizamos uma metodologia baseada num estudo de caso, partindo-se de uma perspetiva exploratória. A aplicação de um questionário e a análise das estatísticas na plataforma permitiu apurar a existência de correlações positivas, mas moderadas, entre a avaliação e a frequência de acesso. The introduction of technology enhanced learning environments in the learning process may raise some important questions, such as their influence in teaching. In a graduation course in Media and Cultural Communication in UCP, with two classes and 83 students in total, we used Moodle as a virtual learning environment, offering up content and forums of mandatory participation. Students were invited to perform learning activities, share them on the platform and finally perform a final assessment test online. We tried to assess the digital skills of our students and relate the frequency of use of Moodle influenced the assessment of learning. The application of a questionnaire and the analysis of statistics on the platform demonstrated the existence of positive correlations, but moderate, between evaluation and frequency of access.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU