Autor(es):
Dias, Paula Gracinda Arnaud M.
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.14/11962
Origem: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
Descrição
A acção avaliativa é considerada, por muitos autores e decisores, como uma
mais-valia e um contributo imprescindível para o crescimento das organizações
escolares e para a melhoria do Sistema Educativo.
A investigação realizada pretendeu analisar o papel que a Avaliação Externa das
escolas levada a cabo pela Inspecção Geral da Educação (IGE) desempenha na
promoção da auto-avaliação e melhoria das escolas e, por outro, identificar o modo
como docentes de um mesmo Agrupamento de Escolas, percepcionam a acção e
contributo desta entidade para o crescimento e mudança da organização escolar.
Assim, toda a investigação empírica foi desenvolvida segundo quatro eixos de
análise: vertente pessoal da avaliação; vertente pessoal/pedagógica da avaliação;
vertente organizacional da avaliação; vertente de “construção de sentidos” da avaliação
(articulação entre a Avaliação Externa e a Auto-Avaliação).
Considerando que foram estes eixos de análise que se pretenderam estudar e
reflectir optou-se por efectuar uma investigação qualitativa, aplicando uma entrevista
semi-estruturada à nossa amostra: professores que estiveram presentes nos painéis da
Avaliação Externa realizada pela IGE num agrupamento de escolas do interior do país.
Os dados obtidos evidenciaram que os professores consideram que após a
Avaliação Externa pela IGE, houve preocupação por parte da liderança e da
comunidade educativa de utilizar internamente as suas recomendações. Nesse sentido,
foram desencadeadas acções e processos que optimizaram o processo de mudança e
melhoria da organização escolar. A articulação entre Avaliação Externa e Auto-
Avaliação – “construção de sentidos”, foi uma evidência e está a surtir os seus efeitos
mas, a nível de práticas lectivas e supervisão pedagógica, existe ainda um longo
caminho a percorrer.
Considera-se que o sucesso e optimização de todo este processo avaliativo
depende de forma determinante do modo como as lideranças e a comunidade educativa
se posicionam relativamente à sua necessidade e validade educativa. The assessment process is considered, by many authors and decision makers, as
a benefit and an indispensable contribution to the growth of school organizations and to
the improvement of the Educational System.
The investigation that took place aimed at analysing the role that the External
Assessment of schools – carried out by the General Inspection of Education (GIE) –
performs in the promotion of self-assessment and improvement of schools and, on the
other hand, aimed at identifying how the teachers of a same group of schools
understood the action and the contribution of this entity to the growth and change of the
school organization.
Thus, all the empirical research has been developed according to four lines of
analysis: personal aspects of assessment; personal/pedagogical aspects of assessment;
organizational aspects of assessment; the «building of meanings» aspects of assessment
(the articulation between External Assessment and Self-assessment).
Having in consideration that these were the lines of analysis we aimed at
studying and reflecting on, we decided to carry out a qualitative investigation by
applying a semi-structured interview to our sample: teachers who had been part of the
interviewee groups with the External Evaluation carried out by carried out by GIE in a
group of schools the interior.
The collected data showed teachers consider that, after the External Assessment
act by GIE, the leadership and the educational community were concerned about using
its recommendations internally. Therefore they started actions and processes in order to
optimize the process of change and improvement of the school organization. The
connection between External Assessment and Self-Assessment: - «building of
meanings»-, was an evidence and is taking effects, but in what concerns
school/academic practice and pedagogic supervision there is still a long way to cover.
All the interviewees consider that the success and the optimization of this
assessment process depends mainly on the way the leaderships and the educational
communities consider its necessity and its educational validity. L’action d’évaluation est considérée, par plusieurs auteurs et des décideurs,
comme une valeur ajoutée et une contribution indispensable pour le développement des
organisations scolaires et un perfectionnement du Système Éducatif.
L’investigation réalisée a prétendu analyser le rôle que l’Évaluation Externe des
écoles faite par l’Inspection Générale de l’Éducation (IGE) développe dans la
promotion de l’auto-évaluation et dans le développement positif des écoles et, d’autre
part, identifier la façon comment certains enseignants d’un même Regroupement
d’Écoles, s’aperçoivent de l’action et de la contribution de cette entité pour le
développement et le changement de l’organisation scolaire.
De cette façon, toute l’investigation empirique a été développée selon quatre
axes d’analyse : côté personnel de l’évaluation ; côté personnel/pédagogique de
l’évaluation ; côté organisationnel de l’évaluation ; côté de « construction de sens » de
l’évaluation (articulation entre l’Évaluation Externe et l’Auto- Évaluation).
Considérant que ces axes d’analyse ont été ceux sur lesquels on prétendait
étudier et réfléchir, on a décidé d’effectuer une investigation qualitative, en appliquant
une interview/questionnaire semi-structurée par rapport à notre échantillon: des
enseignants qui ont été présents dans cette action d’Évaluation Externe réalisée par
l’IGE dans un regroupement d’écoles de l’intérieur du pays.
Les données obtenues ont mis en évidence que les enseignants considèrent
qu’après l’Évaluation Externe faite par l’IGE, il y a eu un souci de la part des dirigeants
et de la communauté éducative d’utiliser au niveau interne ses recommandations. Dans
ce sens, ont été mises en place des actions et des procédures qui ont optimisé le procès
de changement et l’amélioration de l’organisation scolaire. L’articulation entre
l’Évaluation Externe et l’Auto-évaluation - « construction de sens », a été une évidence
et commence à produire ses effets, mais au niveau des pratiques de l’enseignement et
de supervision pédagogique il y a encore un long chemin à parcourir.
On peut considérer que le succès et optimisation de tout ce procès d’évaluation
est décisif de la façon comme les dirigeants et la communauté éducative se positionnent
par rapport à ses besoins et sa validité éducative.
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Batista, José Afonso; Alaiz, Vítor