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O Contributo das unidades especializadas de apoio à multideficiência e surdoceg...

Author(s): Sanches, Maria Augusta Martins dos Santos cv logo 1

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/11958

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Subject(s): Educação Especial; Inclusão; Multideficiência; Necessidades Educativas Especiais; Unidade de Apoio Especializado à Multideficiência; Special Education; Inclusion; Multiple Disability; Special Educational Needs; Specialist Support Unit for Multiple Disabilities


Description
Perspectivando o caminho processual da inclusão de alunos com NEE no Ensino Regular (ER), em particular alunos com Multideficiência, o presente estudo tem como objectivo identificar a importância e o contributo dado pelo trabalho especializado desenvolvido nas Unidades Especializadas de Apoio à Multideficiência e Surdocegueira Congénita (UAEM), para a inclusão destes alunos junto dos seus pares e na comunidade. O presente estudo incide assim sobre a inclusão de alunos com Multideficiência, tendo como contributo a frequência de uma UAEM, e procura saber se a actuação de Docentes e Técnicos que com eles trabalham são facilitadores, bem como, a importância da participação dos Encarregados de Educação em todo este processo e, em especial, na ligação com a escola e a colaboração na inclusão social. Através de um estudo qualitativo, em que foram realizadas entrevistas a todos os Docentes, Técnicos e a quatro Encarregados de Educação, das quatro UEAM do Distrito da Guarda, Zona Centro, nomeadamente no Agrupamento de Escolas de Celorico da Beira, Guarda, Pinhel e Seia. As conclusões retiradas deste estudo revelam que as UEAM funcionam como um recurso educativo. No entanto, é de salientar um maior investimento nas saídas à comunidade e na organização da transição entre ciclos. Não pode ser esquecida a proximidade das situações da transição para a vida pós-escolar, na qual é preciso investir para que haja êxito. Contudo, é importante realçar o trabalho em equipa, notório em todas as UEAM, e que resulta numa mais-valia na autonomia e inclusão dos alunos com Multideficiência. Foreseeing the procedural way of students with special educational needs in mainstream education, particularly students with multiple disabilities, this study aims to identify the importance and contribution, made by the skilled labor in developed Specialized Support Units for multiple disabilities and Congenital Deaf blindness, for the inclusion of students with their peers and community. The present study focus on the inclusion of students with multiple disabilities, having as a contribution the frequency of UEAM and asks whether the performance of teachers and technicians who work with them are facilitators, as well as the importance of Guardians participation throughout this process and in particular, in connection with School social inclusion and collaboration. Through a qualitative study in which interviews were conducted with all teachers, Technicians and four representatives of Guardians of the four UEAM in the District of Guarda central region, including the Group of Schools of CB, Guarda, Pinhel and Seia. The conclusions draw from this study reveal that UEAM act as an educational resource. However, it is noteworthy that it should invest more in the outputs to the community and in organizing the transition between cycles. It can not be forgotten the proximity of the situations of transition to life after school, in which one must invest to be successful. However, it is important to note the team work, known in all UEAM, and that it results in a gain on empowerment and inclusion of students with multiple disabilities.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Ribeiro, Célia; Martins, Catarina
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