Detalhes do Documento

Diferentes contextos, um mesmo objetivo : desenvolver as pessoas que moram nos ...

Autor(es): Sales, Maria do Rosário Teixeira cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.14/11883

Origem: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Assunto(s): Afetividade; Relação Pedagógica; Partilha; Liderança; Affection; Pedagogical Relationship; Sharing; Leadership


Descrição
O relatório apresenta uma descrição do meu percurso profissional de 22 anos, no qual foram desempenhadas funções de Educadora de Infância e Gestora Escolar. Na segunda parte, apresenta-se uma revisão da literatura considerada relevante para o tratamento das problemáticas suscitadas pelo percurso profissional supracitado. Termina com uma conclusão em que se salienta a importância da afetividade, empatia, abertura e o diálogo na relação pedagógica; assim como, uma liderança otimista, aberta à inovação, à partilha, à troca de experiências, que encare os desafios como possibilidade de melhoria. This report first presents a description of my twenty-two professional path, in which I worked as an infant teacher and a school manager. In the second part, there is a review of the bibliography considered as important for the treatment of the problems raised by my above mentioned professional path. I finish this report with a conclusion that enhances not only the importance of affection, empathy, openness and dialogue in the pedagogical relationship, but also of an optimistic leadership, open to innovation, sharing and exchanging of experiences that face the challenges as a possibility of improvement.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Alves, José Matias; Alaíz, Vítor Manuel Miranda
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia