Document details

Reinventar a Escola para Redescobrir as Pessoas

Author(s): Matias Alves, José cv logo 1

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/11590

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa


Description
Partindo de um extenso estudo empírico sobre o modo de fabricação das classificações de exames de 12.º ano na disciplina de Português – mas fazendo também abordagens nos campos disciplinares da Matemática, da Física e Química, da Biologia e Geologia, da História – o estudo conclui pela existência de graves problemas de validade, fiabilidade e justiça o que coloca em causa a igualdade de oportunidades, nomeadamente, no sistema de acesso ao ensino superior português. Desta constatação decorre a tese de que é necessário reinventar a escola, redescobrindo a pessoa que mora nos alunos e configurando novos modos de escolarização e avaliação que coloquem a pessoa (e não o aluno) no centro das preocupações políticas, sociais e organizacionais.
Document Type Article
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU