Autor(es):
Sousa, Isabel Virgínia Miranda Vinagre de
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.14/11572
Origem: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
Descrição
Com o aumento da população idosa em Portugal, e no mundo, a temática do envelhecimento recebe um lugar de destaque e de preocupação por parte da sociedade. A população idosa é muito heterogénea (em termos de características físicas, psicológicas e cognitivas), tornando-se assim, essencial o seu estudo para que se possam desmistificar os estereótipos existentes e planear de forma adequada todo um conjunto de actividades que os faça sentir úteis e os ajudem a viver de forma mais digna esta etapa das suas vidas.
O Trabalho de investigação apresentado tem como tema “ A importância da dimensão lúdica no desempenho cognitivo em idosos institucionalizados”, e como tal pretende estudar de que forma a participação dos idosos nas actividades lúdicas contribuí para a ocorrência de alterações cognitivas. Nesse sentido foi avaliado o estado cognitivo de 10 idosos institucionalizados através no MMSE e do MOCA, antes e após, 18 semanas, fazendo 36 sessões de actividades (jogos) lúdicas.
Os resultados foram analisados e comparados, e mostraram melhorias significativas no desempenho cognitivo dos idosos participantes, levando a observar que os idosos institucionalizados necessitam de actividades não só para se sentirem mais uteis como para melhorar o seu desempenho cognitivo.
Considerando que o avançar da idade está associado com a diminuição do desempenho numa variedade de medidas de entre elas as medidas cognitivas, e que esta diminuição no desempenho pode interferir significativamente na qualidade de vida dos idosos, os resultados obtidos evidenciam-se relevantes para que se proporcione um envelhecimento com mais qualidade aos nossos idosos.