Detalhes do Documento

O impacto da inovação nos modos de entrada : o caso da Adira

Autor(es): Bento, João Carlos Cabral cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.14/10211

Origem: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Assunto(s): Inovação; Modos de Entrada; Internacionalização; Estudo de Caso; Portugal; Adira; Innovation; Entry Modes; Internationalization; Case Study; Adira


Descrição
A inovação e a expansão internacional são dois factores essenciais para qualquer empresa moderna que não só queira crescer e expandir, como vencer no mercado, mantendo, ou mesmo criando, novas vantagens competitivas. A questão de como esta procura de inovação vai impactar as estratégias de entrada de uma empresa é assim de considerável relevância. O objectivo deste trabalho é então, tendo como base a informação recolhida durante o estágio realizado pelo autor entre Setembro de 2011 a Fevereiro de 2012 na Adira S.A., identificar o impacto que a procura de inovação tem nos modos de entrada escolhidos pela empresa. Para tal, começa por rever a teoria acerca da inovação e de modos de entrada, procurando depois aplicar estes mesmos conhecimentos ao caso prático da Adira S.A., e de como a procura de inovação e as estratégias de entrada foram evoluindo na mesma ao longo da sua história. A principal conclusão deste trabalho é que a aposta na inovação conduziu a uma alteração da estratégia de entrada tradicional, conduzindo a métodos de entrada de maior comprometimento. Innovation and international expansion are two critical factors for any modern company that wishes not only to grow and expand, but also to win in the marketplace, maintaining, or even creating, new competitive advantages. The way that this search for innovation will affect the entry strategies of a company is, as such, of considerable relevancy. As such, the objective of this dissertation is, having has its basis the information recovered during the internship the author underwent between September 2011 and February 2012 at Adira S.A., to identify the impact that the search for innovation will have in the entry modes chosen by the company. To achieve this goal, we begin by reviewing the available theory of innovation and entry modes, then applying this knowledge to the practical case of Adira S.A., and how this search for innovation and entry strategies have evolved in this company over its history. The main conclusion of this paper is that the investment in innovation leads to an alteration of the company’s traditional entry mode strategy, leading to entry modes with bigger commitment.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Morais, Ricardo
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia