Detalhes do Documento

Instituto de apoio à criança

Autor(es): Ferreira, Ana Patrícia Vila cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/11144/283

Origem: Camões - Repositório Institucional da Universidade Autónoma de Lisboa

Assunto(s): IAC; SOS-Criança; Mediação Escolar; Atendimento Psicológico; Avaliação Psicológica; Psicologia Clínica


Descrição
A escola é um meio onde as crianças estão mais propensas a desenvolver e/ou a exteriorizar conflitos que muitas vezes advêm do seu meio social e familiar, independentemente da sua classe social, etnia ou género. Por isso pensamos que a Psicologia Clínica tem um papel importante na diminuição desses mesmos conflitos. Tendo como principal intenção promover o adequado desenvolvimento da criança, proporcionando uma eficaz defesa dos seus direitos, o IAC - Instituto de Apoio à Criança, desenvolveu as mais distintas ações que permitiram evoluir em termos de ajuda e, simultaneamente, enfrentar a realidade das crianças maltratadas. Mediante estas problemáticas, surgiu a necessidade de implementar um novo serviço: O SOS-Criança, que engloba três principais valências: Atendimento Telefónico, Atendimento Psicológico e Mediação Escolar. Perante isto, o relatório irá centrar-se fundamentalmente nestas duas últimas valências. A Mediação Escolar surgiu com a criação dos Gabinetes de Apoio ao Aluno e à Família, dando um importante contributo para o crescimento harmonioso e global da criança, promovendo um ambiente tranquilo que facilitará a sua integração social. Envolve os alunos, as suas famílias e também a Comunidade Escolar, propondo uma intervenção adequada às problemáticas assinaladas. Foi esse o trabalho realizado ao longo do Estágio Curricular no GAAF da Escola EB1/JI da Malveira sendo que por outro lado, no Atendimento Psicológico, procedeu-se à avaliação psicológica de duas crianças com problemáticas distintas e posterior acompanhamento.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
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