Document details

Orientação para o mercado e desempenho empresarial

Author(s): Quintas, Célia de Jesus Fialho cv logo 1

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/11144/272

Origin: Camões - Repositório Institucional da Universidade Autónoma de Lisboa

Subject(s): Desempenho; Competitividade


Description
Através do presente estudo pretendemos aprofundar o tema do desempenho e da competitividade organizacional tendo em conta os processos de orientação para o mercado. Foram também introduzidas as dimensões de empreendedorismo e de innovativeness como variáveis de mediação. Os recursos (na óptica da teoria baseada nos recursos) foram também analisados, enquanto pano de fundo potenciador de capacidades dinâmicas. Para a concretização deste trabalho foi aplicado um inquérito por questionário a uma amostra de 201 empresas e realizado um conjunto de procedimentos estatísticos dos quais destacamos a regressão linear múltipla e o modelo de equações estruturais. Foi possível identificar uma relação linear entre as variáveis de orientação para o mercado e o desempenho e também uma relação linear entre as variáveis de mediação de empreendedorismo e innovativeness e a orientação para o mercado, que influenciam, por sua vez, o próprio desempenho. No entanto, o modelo de equações estruturais permite identificar dois tipos de recursos como determinantes neste processo: os recursos experimentais e os recursos físicos. Estes recursos assumem-se, assim, estrategicamente como fundamentais para explicar este modelo numa perspectiva global.
Document Type Doctoral Thesis
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU