Document details

Counselling: Oportunidade de Crescimento para Mulheres Universitárias

Author(s): Louzada, Shênia Soraya Soares cv logo 1

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/11144/186

Origin: Camões - Repositório Institucional da Universidade Autónoma de Lisboa

Subject(s): Counselling; Crescimento; Tendência Atualizante; Abordagem Centrada na Pessoa


Description
Neste relatório de pesquisa abordamos a importância do counselling como oportunidade de crescimento para mulheres universitárias. Objetivamos identicar se o counselling da FACEVV, denominado de NAE, se constituía em possibilidade de crescimento das mulheres universitárias. Fizemos uma revisitação panorâmica à trajetória feminina na história da Humanidade e percebemos que apesar de muitas conquistas pessoais, sociais, intelectuais e profissionais, as mulheres ainda carregam “dores” e sentimentos que refletem a condição de vida de suas antepassadas. A metodologia utilizada foi a pesquisa de abordagem qualitativa com modelo fenomenológico . Os instrumentos de coleta de dados foram documentos produzidos pelas participantes, observações do counsellor registradas durante o processo de atendimento e depoimentos escritos pelas participantes. A população de amostra constituiu-se de quatro mulheres que voluntariamente se dispuseram a assinar um termo livre e consentido de participação. Essas mulheres eram alunas da FACEVV que foram acompanhadas no serviço por um período superior a um ano. A fundamentação teórica teve como alicerce a Abordagem Centrada na Pessoa, desenvolvida por Carl Rogers, com destaque para a Tendência Atualizante. As conclusões apontaram para a importância do serviço de counselling no crescimento dessas mulheres e a necessidade de novas pesquisas neste sentido.
Document Type Report
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU