Detalhes do Documento

Counselling: Oportunidade de Crescimento para Mulheres Universitárias

Autor(es): Louzada, Shênia Soraya Soares cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/11144/186

Origem: Camões - Repositório Institucional da Universidade Autónoma de Lisboa

Assunto(s): Counselling; Crescimento; Tendência Atualizante; Abordagem Centrada na Pessoa


Descrição
Neste relatório de pesquisa abordamos a importância do counselling como oportunidade de crescimento para mulheres universitárias. Objetivamos identicar se o counselling da FACEVV, denominado de NAE, se constituía em possibilidade de crescimento das mulheres universitárias. Fizemos uma revisitação panorâmica à trajetória feminina na história da Humanidade e percebemos que apesar de muitas conquistas pessoais, sociais, intelectuais e profissionais, as mulheres ainda carregam “dores” e sentimentos que refletem a condição de vida de suas antepassadas. A metodologia utilizada foi a pesquisa de abordagem qualitativa com modelo fenomenológico . Os instrumentos de coleta de dados foram documentos produzidos pelas participantes, observações do counsellor registradas durante o processo de atendimento e depoimentos escritos pelas participantes. A população de amostra constituiu-se de quatro mulheres que voluntariamente se dispuseram a assinar um termo livre e consentido de participação. Essas mulheres eram alunas da FACEVV que foram acompanhadas no serviço por um período superior a um ano. A fundamentação teórica teve como alicerce a Abordagem Centrada na Pessoa, desenvolvida por Carl Rogers, com destaque para a Tendência Atualizante. As conclusões apontaram para a importância do serviço de counselling no crescimento dessas mulheres e a necessidade de novas pesquisas neste sentido.
Tipo de Documento Relatório
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia