Document details

O papel do jogo na aprendizagem e cooperação das crianças na escola a evoluÃ...

Author(s): Lima, Marta Catarina Ledo cv logo 1

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.3/3157

Origin: Repositório da Universidade dos Açores

Subject(s): Educação Pré-Escolar; Ensino Básico (1º Ciclo); Jogo; Prática Educativa; Internship; Kindergarten; Basic Education; Development and Learning; Cooperation


Description
Mestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 2014, Universidade dos Açores. O presente relatório de estágio retrata as situações vividas durante o estágio realizado em dois momentos, no âmbito da Prática Educativa Supervisionada I e II, disciplinas inseridas no curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico. Este documento pretende apresentar, o trabalho realizado ao longo de dois estágios, um efetuado ao nível do Pré-Escolar, realizado na escola EB1/JI Prof. Dr. Alexandre Linhares Furtado e outro ao nível do 1.ºCiclo, efetuado na escola EB1/JI de Livramento, procurando relatar e refletir algumas das intervenções da estagiária. No decorrer das intervenções, foram efetuadas diversas atividades que visaram a promoção de aprendizagens significativas em diferentes domínios, assim como, a maior cooperação entre as crianças/alunos, dando ênfase às experiencias vividas durante a implementação de atividades com jogos. Tivemos como objetivo observar as mudanças de comportamento das crianças/alunos e refletir sobre a intervenção da estagiária nessas ações de prática pedagógica. No sentido de melhorar a qualidade das práticas de ensino-aprendizagem, averiguámos ainda, a opinião de educadores de infância e professores do 1.ºciclo, acerca da importância do jogo no contexto escolar. Evidenciamos, assim, que segundo a perspetiva dos 55 docentes inquiridos, por questionário, o jogo é importante para as crianças, potenciando experiências completas com vista ao desenvolvimento e às aprendizagens da criança. Relativamente à cooperação, nos dados recolhidos, constatamos que não é algo que se constrói logo e já, mas algo que se vai construindo, necessitando de serem promovidas as situações de cooperação em situações educativas. Deste modo, este trabalho procurou descrever, analisar e refletir as opções tomadas ao longo do estágio, refletindo as experiências enriquecedoras, importantes para o desenvolvimento, tanto pessoal como profissional. ABSTRACT: This report portraits the situations experienced during the internship performed in two moments in reference to the Supervised Practice I and II, subjects that are part of the Kindergarten and Basic Education Masters’ Degree. This document displays the work done during the two internships, one in the kindergarten level, at EB1/JI Prof. Dr. Alexandre Linhares Furtado’s school, and one in the basic education level in EB1/JI de Livramento’s school. This report exhibits some of the intern’s interventions and reflections. During these interventions, several activities were done and their aim was to promote significant learning in several areas, as well as increase the cooperation between children/students always having in mind their experience throughout these activities and games. Our main goal was to observe the changes in behavior in those children/students and ponder about the intervention of the intern in these pedagogical areas of practice. With the objective of improving the quality of the teaching-learning practices, we also tried to ascertain the opinion of kindergarten teachers and teachers of basic education levels about the importance of games in their practices. We can conclude that, according to the 55 teachers who participated in the survey, games are important to children, because they improve and enhance complete experiences that lead to the development of learning abilities in youngsters. In regards to cooperation, in the collected data, we could see that this is not something that is built right then, but it is something that is gradually in construction and it needs to be promoted in several and varied educational situations. In conclusion, with this work we tried to describe, analyze and reflect about the decisions made during this internship, showing enriching and important experiences in terms of personal and professional development.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Condessa, Isabel
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU