Autor(es):
Tomás, Licínio Manuel Vicente
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.3/2969
Origem: Repositório da Universidade dos Açores
Assunto(s): Mercado de Emprego; Trabalho; Idade; Oportunidades
Descrição
Texto seleccionado relativo ao Colóquio: "Formação de Adultos: Desafios, Articulações e Oportunidades em Tempo de Crise", Ponta Delgada, 2010. Todas as épocas têm problemas específicos que, conjunturalmente, as singularizam e identificam no nexo do tempo histórico. Embora nenhuma época anterior tenha enaltecido o trabalho em demasia, somos herdeiros de uma tradição sociocultural em que se valorizava o "trabalhar" enquanto forma de reconhecimento dos indivíduos e meio de promoção profissional ao longo da vida. Facto frequentemente esquecido é que o trabalho começava em idades precoces, desempenhando um papel formativo do qual parece ter sido amputado, pelo menos nas idades abaixo dos 15/16 anos. Constatamos hoje que tanto o trabalho como a idade, independentemente das funções que cumprem, no plano social, económico e psicológico, constituem aspetos intrínsecos tanto na estruturação de papéis sociais como na formação de expectativas e referências culturais que a modernidade não aboliu. Contudo, numa altura em que o emprego para a vida se encontra em vias de extinção e o acesso a uma profissão, esse, dificultado em virtude tanto da tendência de precariedade do enquadramento laboral a que se assiste como da restrição de oportunidades de carreira, importa analisar o quanto a posse de um diploma se transformou, simultaneamente, numa regra de estar em sociedade e num requisito para aceder a um posto de trabalho remunerado, isto é, a um emprego. Efetivamente: os portadores de diplomas disputam não tanto o trabalho em si, mas, mais legitimamente que os "não possuidores", um lugar no sistema de emprego compatível com as suas habilitações e competências adquiridas e estatutariamente reconhecidas. O trabalho, com estatuto de que decorrem vínculos, direitos e garantias, tomou-se um bem escasso e, por isso mesmo, é amplamente disputado num mercado de emprego altamente seletivo. São estes, em traços largos, os pontos principais que procuraremos desenvolver na presente comunicação, ao tipificarmos as diferenças entre a problemática do emprego, do trabalho e da profissionalização, relacionando-a com a idade e a escolarização no mundo atual.