Document details

A produção de educação nos Açores: a nota de matemática

Author(s): Carreiro, Maria João Soares cv logo 1

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.3/2865

Origin: Repositório da Universidade dos Açores

Subject(s): Contexto Familiar; Desempenho Educativo; Educação; Escola; Matemática; Family Context; Educational Performance; Education; School; Mathematics Results


Description
Tese de Doutoramento, Ciências Económicas e Empresariais (Desenvolvimento Económico e Social e Economia Pública), 16 de Janeiro de 2014, Universidade dos Açores. O presente trabalho alicerça-se no instrumental teórico e analítico desenvolvido no âmbito da Economia da Educação, com o intuito de avaliar o desempenho dos alunos da Região Autónoma dos Açores, com base em dados obtidos através da aplicação de inquéritos aos mesmos, nas várias escolas secundárias da Região. Pretende-se, assim, contribuir para uma melhor perceção da relação entre recursos (fatores produtivos utilizados) e a produção do sistema educativo açoriano, com base no desempenho do aluno na disciplina de Matemática no 9.º ano de escolaridade. O desempenho do indivíduo pode ser explicado com base nos modelos Probit Ordenado e Logit Multinomial, nos quais foi testada a influência de diferentes conjuntos de variáveis na determinação da nota obtida no 3.º período do 9.º ano (avaliação sumativa interna), na Prova Final de ciclo (avaliação sumativa externa) e, por último, na propensão do indivíduo aquando da realização da Prova descer, manter ou melhorar o nível atribuído no final de Período. Os resultados obtidos apontam para a existência de uma relação positiva entre os níveis educativos elevados dos pais e o desempenho educativo do filho, exercendo também influência positiva o envolvimento dos pais com o filho, nomeadamente, os momentos de conversação sobre programas televisivos. O efeito negativo da existência de irmãos mais velhos no agregado familiar sobre o resultado educativo do indivíduo também está patente nas conclusões obtidas. Outro contributo reside na confirmação que o indivíduo inserido numa família de baixo rendimento tem menor probabilidade de atingir resultados escolares mais elevados. Uma forte associação positiva entre a atitude do aluno em relação à Matemática e a sua realização na disciplina está patente nos resultados obtidos. Também se comprova que, a escola e a turma condicionam o desempenho educativo do aluno. ABSTRACT: This work is based on the theoretical tools and analytical framework, developed in the area of the Economics of Education, to evaluate the performance of students in the Azores, based on survey data obtained in various secondary schools in the region. It is intended, therefore, to contribute to a better perception of the relationship between resources (factors of production used) and the production of the educational system in the Azores, according to student performance in 9th grade mathematics. As individual performance can be explained by the Ordered Probit and Multinomial Logit models, we tested the influence of different sets of variables in determining the classification obtained at the end of 9th grade (in-school summary assessment), the result obtained in the Final Exam (external summary assessment) and, finally, the propensity of the individual, in the Final Exam, to improve, maintain or lower the level attributed at the end of the academic year. The results point to the existence of a positive relationship between parents with higher education levels and the educational performance of the child. Positive results also occur due to parental involvement with the child, in particular, the moments of conversation about television programs. The conclusions also point to the negative effect of the presence of older siblings in the household on individual educational outcome. Another contribution is the confirmation that the individual within a low-income family is less likely to achieve higher academic results. A strong positive association between the attitude of students towards Mathematics and their performance in the discipline is evident in the results, which also prove that the school and the classroom affect the educational achievement of a student.
Document Type Doctoral Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Vieira, José Cabral
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU