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Ensinar Filosofia a Crianças

Autor(es): Castro, Maria Gabriela cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.3/2826

Origem: Repositório da Universidade dos Açores

Assunto(s): Filosofia para Crianças; Ensinar; Filosofia; Crianças


Descrição
Tendo por princípio que o progresso de uma sociedade resulta do desenvolvimento da capacidade de reflexão dos seus membros, importa assegurar o futuro educando para o Pensar. Porém, este Pensar não é abstracto, não se perde nas teias contemplativas do pensamento puro, implicando pensar bem para bem-fazer, bem dizer e bem agir. Ora, pensar exige esforço e uma metodologia adequada. Pensar exige uma dimensão racional, imagética, volitiva e emocional. Pensar exige ainda uma capacidade analítica, crítica, questionante e criativa que se educa desde a mais tenra idade. Assim, a Filosofia para Crianças (FpC) nasce da constatação de que, na maioria dos casos, o nosso sistema educativo descura o Pensar em benefício da "era da imagem", que se instalou oferecendo, sem qualquer preocupação reflexiva, aquilo que no ser humano deve ser conquistado: o conhecimento e o prazer de o alcançar.
Tipo de Documento Parte ou capítulo de livro
Idioma Português
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