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Motivação e satisfação na função pública: caso dos Açores

Author(s): Medeiros, Deanna Maria Louisa cv logo 1

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.3/2822

Origin: Repositório da Universidade dos Açores

Subject(s): Função Pública; Motivação Profissional; Satisfação Profissional; Recursos Humanos; Motivation; Satisfaction; Public Administration; Human Resources


Description
Dissertação de Mestrado, Gestão de Empresas/MBA, 6 de Fevereiro 2014, Universidade dos Açores. Num cenário europeu de constante transformação quer na esfera social, quer na esfera organizacional é de extrema importância salientar que os Recursos Humanos modificaram-se. No panorama atual os Recursos Humanos são vistos como os pilares de qualquer organização, como o capital intelectual que faz as organizações funcionar e, sem eles, os recursos materiais e técnicos não têm qualquer utilidade. A adoção de uma estratégia organizacional tem, naturalmente, implicações ao nível da estratégia dos Recursos Humanos e subsequentemente consequências na motivação e satisfação no trabalho. Por isso, a Gestão Estratégica de Recursos Humanos está centrada no pressuposto de que os colaboradores são ativos essenciais da organização e que o seu valor pode ser aumentado e potenciado através de uma abordagem sistemática e coerente de investimento na sua formação e desenvolvimento. Contudo, denota-se, em muitas organizações, uma fraca aposta nos seus colaboradores, desde o recrutamento à motivação, passando pelo relacionamento interpessoal e pelos processos de liderança. O intuito da presente dissertação é descrever quais os fatores motivadores e desmotivadores na administração da função pública e averiguar o grau de satisfação ou insatisfação dos colaboradores públicos no trabalho. Neste sentido realizou-se uma revisão da literatura sobre o objeto de estudo e as implicações da motivação e satisfação no trabalho. Utilizou-se o método inquisitivo baseado num questionário para se obter os dados necessários para aferir os fatores motivadores ou desmotivadores e o grau de satisfação ou insatisfação, passando para uma análise descritiva dos dados de modo a retirar as implicações e conclusões derivados do estudo. ABSTRACT: In the constant change of Europe dynamics either in the social dimension, whether in organizational dimension it is extremely important to acknowledge that Human Resources have evolved. In the current panorama Human Resources are seen as pillars of any organization, such as intellectual capital that makes organizations function, which without them, the material and technical resources are of no use. The implementation of an organizational strategy has implications on any HR strategy and subsequently an impact on motivation and job satisfaction. Therefore, the Strategic Management of Human Resources is focused on the assumption that employees are critical assets to an organization and their value can be increased and enhanced through a systematic and coherent approach in their training and development. However, it is visible, in many organizations, a weak commitment to its employees, from recruitment to motivation, through the interpersonal and leadership processes. The purpose of this dissertation is to describe the motivation and job satisfaction in public service organizations. In this sense there was a review of the literature on the subject of study and the implications of motivation and job satisfaction. We used the method based on a questionnaire to obtain the data needed to analyze motivation and job satisfaction, descriptive analysis of the data in order to draw implications and conclusions derived from the study.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Batista, Maria da Graça Câmara
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