Autor(es):
Pereira, Rita de Lima
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.3/2583
Origem: Repositório da Universidade dos Açores
Assunto(s): Escola EBJ/I de Santa Clara (Açores); Jardim-de-Infância de Santa Clara (Açores); Educação Musical; Educação Pré-Escolar; Ensino Básico (1º Ciclo); Formação de Educadores de Infância; Formação de Professores; Prática Educativa
Descrição
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio). O Relatório de Estágio enquadra-se no âmbito da formação de educadores e de professores e afigura-se como uma narrativa onde se expressam questões relacionadas com a teoria e a prática curricular e, subsequentemente, com a investigação em educação. Congrega fundamentos que implicam uma reflexão, cientificamente sustentada, sobre situações educativas relevantes, enquadradas pela acção educativa desenvolvida nas unidades Curriculares de Prática Educativa Supervisionada I e II, com o intuito de clarificar, compreender e sistematizar estas mesmas evidências, mobilizando dados das práticas, pré-teorias e confrontando-as com a literatura da especialidade. No percurso da sua elaboração, decidimos enveredar pelo aprofundamento da temática da Educação e Expressão Musical, num horizonte de uma abordagem da Expressão Musical em contextos interdisciplinares e de articulação de conteúdos/domínios, ressalvando os contributos da Expressão Musical, ritmo e movimento no e para o desenvolvimento integral da criança em idade pré-escolar e escolar. Tentámos, neste sentido, descrever e analisar, criticamente, de que forma foram perspectivadas as estratégias de desenvolvimento de práticas educativas neste contexto. Foi, também, nosso intento, em cada ciclo de estágio (Pré-Escolar e 1.º Ciclo), apurar e compreender as percepções/representações das educadoras, das professoras, dos núcleos de estágio e dos pais/encarregados de educação das crianças com quem intervimos, acerca da importância que atribuíam à leccionação e às vivências no âmbito da Expressão Musical. Reconhecendo algumas restrições da natureza deste estudo, nomeadamente a dificuldade em generalizar os dados obtidos, podemos, ainda assim, inferir que os resultados sugerem e validam a importância da leccionação da área de Expressão e Educação Musical, em contexto educativo. Pese embora a sua relevância, esta área curricular continua a usufruir de um espaço restrito na escola. A prática de actividades musicais e rítmico-expressivas é vista, por alguns docentes e encarregados de educação, como uma ocupação de tempos livres e/ou como um simples pretexto para a aquisição de outras aprendizagens. Encaramos a nossa prática educativa, em contexto de estágio, como mais um ponto obrigatório de passagem, mais uma experiência enriquecedora tanto a nível académico, como também a nível pessoal, e uma espécie de culminar de tudo aquilo que aprendemos, um espaço privilegiado para o diálogo entre os discursos teóricos e os discursos práticos que temos vindo a escutar ao longo do nosso processo de formação. ABSTRACT: This report is related to the training of educators and teachers, it is a narrative where issues related to the curriculum theory and practice are discussed and it is also a humble contribution to the investigation in education. It gathers statements involving a reflection, scientifically supported, about situations relevant in education, framed by the educational action developed in the curricular units of Supervised Educational Practice I and II, in order to clarify, understand and systematize learning, mobilizing data from practice, pre-theories and confronting them with specialized literature. During the course of our training, we decided to invest on the topic of Musical Education and Expression in interdisciplinary contexts, stressing the contributions of Musical Expression, rhythm and movement in and for the holistic development of children in preschool and elementary stages. We tried, in this sense, to describe and analyze, critically, in what way the strategies for the development of educational practices were perceived in this context. It was also our intent, in each stage (preschool and elementary school), to try to ascertain and understand the perceptions of educators, teachers, training groups and parents/guardians with whom we were working, relating those representations to the importance attached to teaching music and to what they experimented in the musical field themselves. Recognizing some restrictions on the nature of this study, namely the difficulty in generalizing the data obtained, we can still infer that the results suggest and validate the importance of Music in the educational context. Despite its relevance, the truth is it remains in a very restricted space in school life. The fact is the practice of rhythmic-musical and expressive activities is either seen as a leisure activity or viewed as a mean to acquire other learning by some teachers and parents. The educational practice in training context is seen by us, teachers to be, as a mandatory stage, a more enriching experience both in academia and personal levels and a kind of climax after everything we have learned as students. In this sense, this report is assumed by us as a privileged space for the dialogue between theoretical and practical discourses to take place.