Document details

O enraizamento social da ideia da República em Teófilo Braga e Manuel de Arriaga

Author(s): Luz, José Luís Brandão da cv logo 1

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.3/2364

Origin: Repositório da Universidade dos Açores

Subject(s): Antero de Quental (1842-1891); Cícero (106 a.C.-43 a.C.); Manuel de Arriaga (1840-1917); Povo; República; Socialismo; Teófilo Braga (1843-1924)


Description
«Colóquio realizado em Lisboa, na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa. Em 2011. Organizado pela Humanitas - Unidade de Coordenação da Investigação Científica dessa Faculdade e por todos os centros de investigação nela integrados, tal colóquio inseriu-se nas comemorações do I Centenário da República Portuguesa e teve como tema: "Sociedade, Cultura e Conflito nos 100 anos da República"». (da Nota de Abertura por Artur Teodoro de Matos) Propomos destacar nas obras de Teófilo Braga e de Manuel de Arriaga os contributos que trouxeram para um pensamento político e social de feição republicana assente numa visão alargada de "povo". Começaremos por centrar a atenção nas perspectivas que a obra de Teófilo Braga traz a esta temática, fazendo sobressair o carácter aglutinador que a anima, em oposição à visão socialista de Antero, que ligava a instauração da república à acção do "povo" explorado contra as classes dominantes. De seguida, e relativamente a Manuel de Arriaga, destacaremos o seu empenho em associar a organização da vida social da república às orientações de uma nova ordem jurídica e às luzes das ciências. Finalmente, poremos em evidência, em Teófilo e Arriaga, a visão reformista da acção política e o ideal por que se bateram para a república em Portugal, que conceberam, na sua acepção literal, como tarefa do povo.
Document Type Part of book or chapter of book
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU