Autor(es):
Câmara, Estevão Gago da
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.3/2360
Origem: Repositório da Universidade dos Açores
Assunto(s): Comércio Electrónico; Comportamento do Consumidor; Produto Turístico; Turismo; E-commerce; Internet; Consumer Behaviour; Tourism; Tourism Product
Descrição
Dissertação de Mestrado em Gestão de Empresas (MBA). As grandes alterações no setor do Turismo registadas nos últimos anos foram determinadas pela evolução das tecnologias da informação e comunicação, TICs. A aplicação B2B2C, suportada pelo e-commerce e pelo e-business, fizeram do Turismo um dos setores com maior crescimento na área das transações online. A Internet, através da sua interatividade e constante atualização de informação, conseguiu reduzir a intangibilidade do produto turístico, o que explica o sucesso desta ferramenta tanto para a indústria como para os consumidores. Entre as mais relevantes transformações destacam-se o surgimento de novos intermediários no mercado, bem como a possibilidade de venda direta e as mudanças de comportamento do consumidor. Com base na nova realidade da indústria turística e na alteração do comportamento dos consumidores, este estudo pretende analisar as novas tendências do mercado e contribuir para a compreensão dos fatores que influenciam a atitude do consumidor face ao eTourism. Os principais resultados obtidos indicam-nos que existem alguns determinantes com influência no planeamento das viagens através da Internet, tais como a experiência com eTourism, o e-commerce, a confiança e a avaliação do website. ABSTRACT: The main changes in the Tourism sector in recent years were determined by the evolution of information and communication technology, ICTs. The B2B2C application supported by e-commerce and the e-business, have made tourism one of the fastest growing sectors in the area of online transactions. The Internet, through its interactivity and constant information update, reduced the intangibility of the tourism product, which explains the success of this tool for both industry and consumers. Among the most significant changes we can point out the appearance of new market intermediaries as well as the possibility of direct sales and changes in consumer behaviour. Based on the new reality of tourism industry and the changes in consumer behaviour, this study aims to analyse the new market trends and to contribute to understand which factors influence consumer`s attitude towards eTourism. The main results show us that there are some determinants which influence travel planning through the Internet, such as experience with eTourism, trust, e-commerce and website evaluation.