Author(s):
Câmara, Joana de Melo
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.3/2358
Origin: Repositório da Universidade dos Açores
Subject(s): Educação Ambiental; Qualidade da Água
Description
Dissertação de Mestrado em Ambiente, Saúde e Segurança. A água é um recurso indispensável à vida e tem um papel de suporte às actividades económicas e à preservação do meio ambiente e dos ecossistemas. Contudo, nas últimas décadas, as pressões quantitativa e qualitativa decorrentes do crescente desenvolvimento socioeconómico têm vindo a acentuar-se, com impactes associados sobre o meio ambiente em geral, e os recursos hídricos em particular, como por exemplo a escassez de água e a poluição química e biológica. Nos Açores, estas questões são também importantes e, não obstante o volume de água disponível ser elevado, a sua distribuição assimétrica, associada à actividade agro-pecuária, ao deficiente sistema de drenagem e tratamento de águas residuais e aos condicionalismos intrínsecos ao território, leva a que algumas massas de água de superfície e subterrâneas apresentem problemas ao nível do estado ecológico e químico. Neste contexto, a presente dissertação aborda uma temática importante, para mais quando importa proteger e valorizar os recursos hídricos. Um aspecto importante corresponde à consciencialização dos indivíduos para este objectivo comum, a qual deverá ser iniciada desde cedo e contar com os currículos escolares. A análise do referencial curricular para a educação básica nos Açores permitiu verificar que existe uma grande lacuna relativamente ao recurso Água, patente na selecção dos tópicos a abordar pelo corpo docente. A presente dissertação pretende contribuir para colmatar esta lacuna, propondo uma intervenção ao nível dos estabelecimentos de ensino através da produção de fichas temáticas ("A água como substância"; "O ciclo hidrológico"; "A água nos Açores"; "A água subterrânea"; "Poluição da água"; "Qualidade da água para consumo humano"; "Águas minerais nos Açores") relativas a matérias em falta nos currículos escolares. ABSTRACT: Water is an essential resource in what concerns human life and as support to economical activities and ecosystems. Although, in the last decades, quantitative and quality pressures have been increasing due to economic development, with environmental impacts as for example water shortage and chemical and biological pollution. In the Azores this subject is also important and despite the high volume of water available, their asymmetrical distribution, associated to livestock activity, lack of efficient drainage and treatment wastewater systems and the intrinsic characteristics of the islands, led to several polluted water bodies, which status is deteriorated. In this context, the protection of water resources is an extremely important task, and for that purpose individual contributions are key. To achieve these contributions the environmental awareness should increase and school curricula are essential to that purpose. The analysis of the school curricula in the Azores, regarding the first grade of education, shows that in what concerns water there is a lack of attention, depicted by the subjects to be taught. The present thesis intends to fulfill this lack in the curricula through several topic briefs proposals in order to help teacher in their duties ("Water as a natural substance"; "The hydrological cycle"; "Water in the Azores"; "Groundwater"; "Water pollution"; "Water quality to human consumption"; "Mineral waters in the Azores").