Autor(es):
Rodrigues, Filipa Alexandra Moniz Alves Pacheco
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.3/2343
Origem: Repositório da Universidade dos Açores
Assunto(s): Educação Ambiental; Ensino Básico (1º Ciclo); Ensino das Ciências; Prática Educativa
Descrição
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio). O presente relatório caracteriza o percurso seguido no estágio pedagógico no âmbito das disciplinas de Prática Supervisionada I e II, do Mestrado em Educação do Pré-Escolar e Ensino do 1ºciclo do Ensino Básico, tendo como tema “Práticas de ensino relacionadas com a educação em ciência”. Sendo este trabalho, um espaço de reflexão, foi importante ter uma abordagem analítica em relação aos diversos momentos. Em cada etapa, há reflexão, em cada etapa há uma justificação para algo. Deste da formação de professores, passando pelo papel do educador e professor como gestores do currículo e pelas componentes essenciais no processo ensino-aprendizagem: observação, planificação e avaliação, sustentando as justificações com os momentos vivenciados nas práticas pedagógicas. A componente, teoria em articulação com a prática continua, aquando da análise a projectos formativos e a situações de ensino-aprendizagem, onde as capacidades de um profissional em educação são testadas, onde há critica e há reconstrução. Reconhecendo a relevância da investigação na formação de professor, é efectivado um estudo sobre as conceções dos futuros profissionais de educação relativamente ao ensino das ciências. Foi então a partir de uma revisão bibliográfica, sobre o ensino das ciências que se elaborou o estudo acerca destas mesmas conceções. Com este documento, pretendo que futuros professores perspectivem o ensino das ciências em toda a sua plenitude, não esquecendo o papel da crianças, do professore, os modelos e, um tema importante como, a educação ambiental. ABSTRACT: The present report characterizes the passage followed in the pedagogical period of training, in the scope of disciplines of Practical Supervised I and II, of the Masters in Preschool Education and Teaching 1.º Elementary School, having as related subject “Practical of education with the education in science”. This work, is a reflection space, and it is important to have an analytical boarding in relation to the diverse moments. In each stage, has a justification for something. The formation of professors, for the educator and professor as managers of the resume and for the essential components in the process teach-learning: comment, planning and evaluation, supporting the justifications with the practical moments lived deeply in the pedagogical ones. The component, theory in joint with the practical one continues, per the analysis for formative projects and the teach-learning situations, where the capacities of a professional in education are tested, where have criticize and have reconstruction. Recognizing the relevance of the inquiry in the professor formation, a study of the professional futures of education relatively to the education of sciences is effected. It was from a bibliographical revision, on the education of sciences that if elaborated the study concerning these same conceptions. With this document, I intend that future professors have an overview for education of sciences in all its fullness, not forgetting the importance of the children, each professor, is the model and an important subject as, the ambient education.