Author(s):
Marques, Joana Mendonça
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.3/2336
Origin: Repositório da Universidade dos Açores
Subject(s): Educação Musical; Educação Pré-Escolar; Ensino Básico (1º Ciclo); Expressão Musical; Música
Description
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio). Este relatório de estágio refere-se a ambos os estágios pedagógicos efetuados, ao longo do ano letivo de 2011/2012, no âmbito da educação Pré-Escolar e do ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Como tal, este documento pretende contribuir para a descrição e reflexão do meu desempenho em ambos os estágios, neste momento de formação inicial, tendo em conta a temática escolhida e a análise documental enquadradora. A questão inicial, que serviu como ponto de partida para a realização deste mesmo documento, envolveu saber qual a contribuição da expressão/educação musical para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças na Educação Básica, tomando como referência quer a própria capacidade expressiva da criança quer as demais competências da expressão musical e de outras áreas curriculares. A escolha desta temática advém de uma curiosidade pessoal, querendo verificar o porquê da área musical não ser tão desenvolvida na educação de infância e no ensino do 1.º ciclo como as consideradas principais áreas, designadamente, as áreas do português e da matemática. Deste modo, para haver uma melhor compreensão acerca deste assunto, foram recolhidas informações, através da conversa exploratória efetuada com a educadora e professora cooperantes e com as crianças do grupo e turma do estágio. Para reforçar e enquadrar estas opiniões realizei um grande aprofundamento temático através da análise documental. Por fim, foi-me possível verificar que a expressão/educação musical é uma área rica para o desenvolvimento integral da criança embora a sua implementação nas salas de atividades/aulas não seja, normalmente, efetivada. Esta situação mostra que há uma certa falta de (in)formação, por parte dos educadores/professores no que diz respeito à área da expressão/educação musical e às suas potencialidades para ser integrada com as restantes áreas curriculares. Ao abordar atividades que promoviam a expressão/educação musical nas escolas de estágio, tentei perceber o porquê da neglicência desta área nas salas de atividades/aulas e assumi o compromisso de, através da minha prática, dar um “passo” em direção à mudança de práticas para a escola de hoje. Assim sendo, este relatório de estágio é um meio para “olhar” o contexto onde a minha prática pedagógica foi desenvolvida, permitindo, ao mesmo tempo analisar, refletir e apreciar o meu desempenho enquanto educadora/professora em fase de desenvolvimento e aprendizagem profissional. ABSTRACT: This internship report refers to both teaching practices accomplished during the school year of 2011/2012, in the context of Preschool and the 1st Cycle of Basic Education. As such, this document aims to contribute a description and a complete reflection of my performance in both stages, in this moment of initial training. This abstract takes into account the theme chosen and the framed document analysis. The initial question, which was used as a starting point for the realization of this document, engages the understanding of the contributions involving the music expression/education for the development and learning of children in Basic Education, with reference to both the expressive power of own child and additional powers evolving music education and other curriculum areas. Choosing this theme comes from a personal curiosity, in wanting to know why this musical area is not as developed in the early childhood education and the 1st Cycle of Basic Education as those considered the key areas, namely the areas of Portuguese language and mathematics. In this case, to have a better understanding about this issue, information was collected through exploratory conversations with the cooperative teachers and the children from the internship. To reinforce and frame these views, I did a great stepping through the analysis of thematic documents. Finally, I was able to verify that the study of music expression/education is an integral part of the development of the child, although its implementation in the classrooms does not reflect such. This demonstrates the lack of (in)formation provided to educators and teachers in regard to this musical area and its potential to be integrated with the other curriculum areas. Through activities that promoted music expression/education in the schools of my internship, I tried to understand why this area is neglected within the classrooms, and made a commitment, through my practice, to take a "step" towards a change of the practices in schools of nowadays. Therefore, this internship report is an approach to “looking” the context in which my teaching practice was developed, allowing, at the same time, to analyze, reflect and enjoy my performance as an educator/teacher under development and professional learning.