Detalhes do Documento

A música como recurso lúdico para aprender

Autor(es): Medeiros, Carolina Mota Andrade cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.3/2303

Origem: Repositório da Universidade dos Açores

Assunto(s): Educação Pré-Escolar; Ensino Básico (1º Ciclo); Expressão Musical; Música; Prática Educativa


Descrição
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio). O presente Relatório de Estágio apresenta-se como um documento onde são descritas as práticas pedagógicas supervisionadas, desenvolvidas no estágio em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Assim, o mesmo mostra todo o contexto em que foram realizadas as diversas atividades, tanto na vertente da expressão musical, onde se debruça a temática deste relatório, bem como dos restantes domínios das Orientações Curriculares da Educação Pré-Escolar e à Organização Curricular e Programas do Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O principal objetivo deste relatório é mostrar o quão importante a música é, como recurso lúdico, para auxiliar nas múltiplas aprendizagens das nossas crianças/alunos. A nós, não interessa apenas mostrar o desenvolvimento cognitivo que a música pode trazer aos mesmos, mas sim, mostrar o seu papel no desenvolvimento motor, social e pessoal da criança, enquanto ser integrado numa comunidade e sujeito a regras e comportamentos pré concebidos. A escolha da temática do relatório atendeu ao facto de estarmos inteiramente ligadas à mesma e esta fazer parte, desde a nossa infância, do nosso quotidiano. Consideramos a música, também, como uma área potenciadora do desenvolvimento global e harmonioso da criança. Dado este trabalho ser de natureza teórico-prática, serão desenvolvidas questões teóricas que fundamentam a importância da música na educação das crianças/ alunos e do papel do educador e professor no seu contexto profissional, bem como serão apresentadas as opiniões das educadoras e professoras entrevistadas, docentes formadas no âmbito da temática, a partir das quais será executada uma análise reflexiva, para deste modo poder confrontar as teorias defendidas pelos diversos autores, com a atividade praticada e sugeridas. Para complementar esta dualidade, é apresentada a contextualização das nossas práticas educativas supervisionadas, nomeadamente nas atividades implementadas no âmbito da temática, para, deste modo, poder concluir o nosso trabalho, enquanto futuras educadoras/professoras, e perceber o seu impacto no nosso desenvolvimento profissional. Tal como é fundamentado em todo o relatório, toda a teoria e conceitos apresentados, bem como o estudo empírico efetuado e as atividades desenvolvidas no âmbito do estágio, são congruentes e vão ao encontro dos principais objetivos deste relatório, apresentados na introdução geral, e que defendem que a música é fundamental no desenvolvimento global da criança. ABSTRACT: This Internship Report is presented as a document which describes the supervised pedagogical practices, developed during the internship in Preschool Education and Primary School Education. Thus, it shows the entire context in which the various activities were carried out, whether in the domain of musical expression, which is the main theme of this report, whether in the remaining areas of the curriculum guidelines of Preschool Education and Curriculum Organization and Programs of the Primary School Education. The main goal of this report is to show how significant music is as a playful yet useful resource to develop the multiple learning of our children / students. To us, rather to show the cognitive development that music can bring to them, it is far more relevant to prove its role in the child’s motor, social and personal development, as a being part of a community and subject to pre-established rules and behaviors. The choice of the theme of this report took into account that we are completely connected to music and, since our childhood, it is part of our daily lives. We also consider the music as an area which potentiates the global and harmonious development of the child. Considering the theoretical-practical nature of this work, various theoretical issues will be addressed which justify the importance of music education for children / students and the role of the educator and the teacher in their professional context and the opinions of both educators and teachers interviewed as well as teachers trained under the theme will be presented, from which a reflective analysis will be developed, in order to enable us to draw a parallel of the theories advocated by several authors, with the practiced and suggested activity. To complement this duality, we will present a contextualization of our supervised educational practices, particularly in the activities implemented under the theme, so that we may be able to complete our work, as future educators / teachers, and realize its impact in our professional development. As substantiated on the entire report, all the theory and concepts presented as well as the empirical study that took place and the activities performed under the internship, are consistent and meet the main objectives of this report, presented in the general introduction, which claim that music is crucial in the global development of the child.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Condessa, Isabel
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia