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Valorizando o património cultural regional açoriano na educação pré-escolar e e...

Autor(es): Moniz, Andreia Ferreira cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.3/2281

Origem: Repositório da Universidade dos Açores

Assunto(s): Dança; Educação Pré-Escolar; Ensino Básico (1º Ciclo); Jogos; Património Cultural; Prática Educativa; Açores; Cultural Heritage; Professional Ethics; Regional Curriculum; Teaching Profession; Azores


Descrição
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio). O presente relatório de estágio, dentro da norma prevista no Diário da República, 1ª série, nº 38, 22 de fevereiro de 2007, é o reflexo do trabalho realizado durante as práticas educativas supervisionadas I e II, respetivamente durante os estágios da educação pré-escolar e do 1º CEB, inserido no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (1.ºCEB). É o resultado de um trabalho de análise e reflexão de todos os planos de intervenção traçados e implementados aquando da prática educativa supervisionada I e II, bem como do seu impacto no momento das intervenções. Igualmente é o reflexo de todo um trabalho de revisão de literatura que possibilitou a concretização de uma prática de ensino fundamentada. O presente trabalho, para além de conter uma análise comparativa entre as práticas desenvolvidas na educação pré-escolar e no 1.º CEB, apresenta um estudo sobre a valorização do património cultural regional açoriano na educação pré-escolar e ensino do 1.º CEB. O estudo recai sobre questões relacionadas com a utilização, por educadores/ professores, de aspetos da cultura regional nas práticas educativas e a forma como possibilitam a aquisição de competências de variada ordem, nas crianças e alunos da Região Autónoma dos Açores (RAA). No sentido de auferirmos a opinião dos educadores de infância e professores do 1º CEB, em exercício de funções, sobre as práticas educativas e a valorização do património cultural regional, recorreu-se à aplicação de inquéritos por questionário em duas unidades orgânicas da ilha de São Miguel: EBI Roberto Ivens e EBS da Povoação. Através da análise dos dados obtidos, concluímos que nem sempre a valorização do património cultural é tida em conta nas práticas dos docentes, uma vez que alegaram necessitar de mais tempo curricular e materiais didáticos para poderem integrá-la nas suas práticas. Igualmente, apuramos que nem todos concordam com a existência de um currículo regional, referindo-se que se trata de uma sobreposição ao currículo nacional. Tendo em conta os dados obtidos e a análise documental, discutiremos a importância do desenvolvimento e promoção de atividades de cunho regional no processo educativo, como motor de práticas de preservação do nosso património cultural regional e de desenvolvimento integral das crianças, numa ótica transversal e interdisciplinar. ABSTRACT: This internship report, within the rule laid in the diary of the republic 1st series, number 38, February 22 of 2007, it’s a reflection of the work done during the supervised educational practices I and II, respectively during the stages of preschool and first cycle of basic education, inserted under the master’s degree in preschool and first cycle of basic education. This is the result of an analysis and reflection of all strokes and intervention plans implemented when the occurrence of the supervised practices I and II, as well as its impacts at the time of the interventions. Is also reflective of a whole work of literature review that led to the implementation of a teaching practice, that based this work in addition to containing a comparative analysis between the practices developed in preschool and the first cycle of basic education, presenting a study on the enhancement of Azorean cultural heritage in preschool and first cycle of basic education. This study concerns issues related to the use of aspects of regional culture in educational practices and how possible is the acquisition of skills in varied orders for children and students of the Autonomous Region of the Azores. In order to know towards the views of early childhood educators and teachers of the first cycle of basic education on duty about educational practices on the promotion of the regional cultural heritage, we decided to the use of questionnaire surveys in to two units of S. Miguel Island namely basic integrated school Roberto Ivens and basic and secondary school of Povoação. Through this methodology, and subsequent analysis of data, we have concluded that not always the enhancement of regional cultural heritage is taken into account in the practice of teachers in a frequent basis. Some claimed to need more time for the regional curriculum and teaching materials in order to integrate them into their practices. We have also concluded that not everyone agrees with the existence of a regional curriculum, referring to it as an overlay to the national curriculum. Considering the data and the document analysis, we will discuss the importance of developing and promoting activities of regional slant in the educational process, as well as practices for the preservation of our cultural heritage and regional comprehensive development of children in a transversal and interdisciplinary perspective.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Condessa, Isabel
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