Autor(es):
Dias, Carlos Manuel Amaral
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.3/2279
Origem: Repositório da Universidade dos Açores
Assunto(s): Educação Pré-Escolar; Ensino Básico (1º Ciclo); Expressão Plástica; Prática Educativa
Descrição
Mestrado Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio). O presente Relatório de Estágio reporta-se às práticas educativas desenvolvidas no âmbito do estágio profissional, decorrente das Unidades Curriculares de Prática Educativa Supervisionada I e II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento, por um lado, reúne e expõe todo o trabalho realizado ao longo dos dois estágios e apresenta, numa perspetiva de autoanálise reflexiva e avaliativa, o processo subjacente à intervenção/ação, nos diferentes contextos de estágio. Por outro lado, tem como propósito compreender como são praticados e dinamizados os momentos de Expressão Plástica, quer pelo próprio estagiário, ao longo das suas práticas educativas, quer por alguns docentes, da mesma escola onde o estagiário realizou os dois estágios, constituindo por isso um estudo de caso. Para compreendermos o nosso propósito, realizámos uma investigação com caraterísticas metodológicas mistas, onde a análise reflexiva e a análise de conteúdos se complementaram, na procura de respostas às questões de partida, que interpelavam sobre a importância atribuída pelo estagiário, educadores de infância e professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, à Expressão Plástica e sobre a forma como “olham” para esta área das Expressões Artísticas. As principais técnicas utilizadas, para investigarmos as perceções e opiniões do estagiário, de educadores de infância e de professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, relativamente à Expressão Plástica, foram a análise documental, a observação direta e o inquérito por entrevista. Concluímos que o ensino das Expressão Plástica, hoje, tende a distanciar-se de práticas educativas desprovidas de intencionalidade educativa, que verificávamos no passado. Porém, a sua prática continua, ainda (principalmente no 1.º Ciclo do Ensino Básico), a marginalizar os currículos, servindo-se desta área das expressões, apenas e só, como um suporte das outras áreas de conteúdo ou curriculares (conforme o contexto de ensino). Como complemento desta vertente investigativa, neste documento, apresentamos os fundamentos sobre os quais se apoiaram as práticas educativas do estagiário, nomeadamente sobres questões relacionadas com as competências básicas no processo educativo (observar, planificar, refletir e avaliar) e sobre questões éticas, deontológicas e cívicas na docência. ABSTRACT: This report refers to educational practices developed within the professional internship, resulting from the Curricular Units of the Supervised Educational Practice I and II, on Preschool and Primary School teaching masters. On one hand, this document, gathers and exposes all the work done over the two internships and presents a perspective of reflective and evaluative self-analysis, the process of intervention/action in different contexts of internship. On the other hand, aims to understand how the moments in Artistic Expression are practiced and promoted, either by the trainee throughout his educational practices, either by some teachers in the same school where the intern performed the two internships and is therefore a case study. To understand our purpose, we conducted an investigation with mixed methodological characteristics, where the reflexive analysis and content analysis are complementary in the search for answers to basic question, which question about the importance attributed to the Artistic Expression area by the trainee, Kindergarten and Primary School teachers and about the way they "look" at this expression area. The main techniques used to investigate the trainee, kindergarten and Primary School teacher’s perceptions and opinions, regarding the Artistic Expression, were document analysis, direct observation and interview survey. We conclude that the teaching of Artistic Expression, today, tend to distance themselves from educational practices devoid of educational intention, which we verified in the past. However, its practice continues, even (especially in 1.º Primary School), marginalizing the curriculum, using this area, only as a support for other areas of content or curriculum (as teaching context). As a complement, we present the basis on which were supported the trainee’s educational practices, particularly about the questions related to basic skills in the educational process (to observe, to plan, to reflect and to evaluate) and on ethical and civical issues in teaching.