Autor(es):
Jacob, Teresa de Jesus Benjamim
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.3/2274
Origem: Repositório da Universidade dos Açores
Assunto(s): Ciências; Educação Pré-Escolar; Ensino Básico (1º Ciclo); Ensino das Ciências; Prática Educativa
Descrição
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio). O presente documento consiste num relato reflexivo, analítico e fundamentado das práticas desenvolvidas em contexto de estágio pedagógico no âmbito das Práticas Educativas Supervisionadas I e II do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório de estágio surge como o culminar do trabalho realizado ao longo de dois momentos de estágio e procura evidenciar, de forma refletida, o processo subjacente às intervenções desenvolvidas na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O relatório inicia-se, de modo a sustentar as deliberações e práticas educativas assumidas, com a revisão da teoria intimamente associada à caraterização da educação, do currículo e do profissional de educação desejado para uma sociedade cujo principal alicerce é a educação de valor e para os valores. Seguidamente, apresenta-se o projeto que sustentou as práticas educativas da estagiária. Este projeto assume diversas etapas e prioridades, mas é, sobretudo, um projeto assente na reflexão constante que incita à paragem, à análise, à reflexão, ao desafio permanente e, principalmente, à mudança de estratégias com vista à superação de obstáculos, numa constante busca da melhoria do processo de ensino/aprendizagem. No decurso do relato das intervenções pedagógicas da estagiária, intenta-se explicitar os pontos de partida, as intencionalidades subjacentes e os fundamentos que sustentam as suas práticas. Esta preocupação emerge da assunção de que a estagiária deverá evidenciar o seu crescimento profissional na construção do seu saber nas diversas dimensões do perfil desejado para um profissional de educação. Na última parte do documento, evidencia-se a temática escolhida para aprofundamento - A aprendizagem baseada na resolução de problemas como forma de aprendizagem, no âmbito do ensino das ciências -, sustenta-se a mesma temática na literatura de referência para o ensino das ciências, nos documentos orientadores do ensino e apresenta-se um estudo sobre as representações dos estagiários sobre o ensino das ciências e da aprendizagem baseada na resolução de problemas. ABSTRACT: This document pretends to be a reflexive, analytical and theoretical sustained report of the pedagogical practices conducted in a context of supervised practice in Educational Supervised Practices I and II of the Master’s Degree in Pre-scholarship and Primary School. This report occurs at the end of the process, which included two different moments, and aims, in a reflexive way, to demonstrate the whole process of the conducted educational practices. It begins with a revision of the literature related to the education, the curriculum and the teacher's profile required by nowadays society, which demands a valuable education towards values. The project which sustained the pedagogical practices is presented. It contains several stages and priorities, but it is mainly a document based on a constant reflection, which requires moments of pause to analysis, reflection and change whenever it appears necessary in order to achieve the defined goals and an optimized process of teaching and learning. Throughout the report, it is intended to specify the intentionality and fundaments which sustained the pedagogical practice, in order to show the professional growth of the probationer teacher on what concerns the construction of the knowledge about educational practices. Finally, the theme lectured is presented - Learning based on problem solving in sciences teaching -, sustained on the revised literature on sciences teaching and on the governmental documents for the schools. The representations of the probationer teachers on the teaching of sciences and on learning based on problem solving are presented.