Author(s):
Mendes, Armando B.
; Cardoso, Margarida G.M.S.
; Oliveira, Rui Carvalho
Date: 2002
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.3/2187
Origin: Repositório da Universidade dos Açores
Subject(s): Previsão; Modelos Discriminantes Lógicos; Lojas de Retalho; Marketing
Description
IO 2002, 10º Congresso da APDIO. Campus de Azurém da Universidade do Minho, Guimarães, 24-27 de Março de 2002 (Comunicação). O sector do retalho em Portugal está a passar por uma reestruturação, tendo-se observado nos últimos anos a perda da liderança em termos de volume de vendas por parte das grandes superfícies em favor das pequenas e médias superfícies. Em 1997 os supermercados atingiram a liderança, em quota de mercado, e consolidaram a sua estratégia de expansão. Perante este cenário alguns grupos de retalho Portugueses estão a investir fortemente em lojas de pequena dimensão, que ofereçam uma gama de produtos limitada, mas surjam como uma alternativa aos grandes espaços principamente pela comodidade da proximidade e da rapidez de serviço. No entanto, a localização de lojas de pequenas dimensões é especialmente crítica, como alguns insucessos recentes comprovam. Assim, no âmbito de um estudo de localização de lojas de retalho de pequena a média dimensão, apresenta-se uma tipificação de 19 lojas pertencentes a uma cadeia, em quatro agrupamentos considerados análogos para efeitos de previsão de vendas. Localizações potenciais de novas lojas são afectas a um dos agrupamentos denominados: lojas grandes, lojas de bairro (grandes e pequenas) e lojas de passagem. Para tal utilizam-se modelos discriminantes lógicos e informação relacionada com a loja e com a localização. Comparam-se ainda algoritmos para obtenção de modelos discriminantes lógicos como CHAID e CART para a função específica em estudo.