Autor(es):
Fonseca, Ana Luísa Carreiro da Luz
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.3/2076
Origem: Repositório da Universidade dos Açores
Assunto(s): Actividade Lúdica Infantil; Educação Pré-Escolar; Ensino Básico (1º Ciclo); Prática Educativa
Descrição
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio). O presente relatório de estágio insere-se no âmbito da formação de educadores e professores do 1.º ciclo do ensino básico e assume-se como uma narrativa da nossa prática profissional. Engloba uma componente teórica, mas também reflete sobre a prática referente ao processo de estágio, ocorrida aquando das componentes curriculares intituladas Prática Educativa Supervisionada I e Prática Educativa Supervisionada II, descrevendo a nossa ação pedagógica com o intuito de clarificar e melhor compreender algumas situações, procurando sempre confrontá-las com a literatura da especialidade. Confrontados com a necessidade de escolher uma área temática, decidimos enveredar pela vertente lúdica nas aprendizagens, a partir da análise do brincar e do jogar, pois consideramos inquestionável a importância que a atividade lúdica assume na educação da criança, tanto ao nível do pré-escolar como do 1.º ciclo do ensino básico, pelo contributo que dá ao seu desenvolvimento e às suas aprendizagens. Tentamos, assim, descrever e analisar, criticamente algumas situações ocorridas no nosso estágio, em particular, aquelas que envolveram a componente lúdica. Foi também, importante e necessário inquirir a população local, para apurar as perceções dos educadores, professores e encarregados de educação acerca das atividades lúdicas e dos espaços lúdicos existentes nas nossas escolas. Todos os inquiridos, tantos os profissionais como os pais reconhecem que a atividade lúdica é muito importante para as aprendizagens das crianças. No entanto, reconhecemos que os professores do 1.º ciclo, muitas vezes, não desenvolvem este tipo de aprendizagem por o programa do 1.º ciclo ser muito extenso e exigente para “permitir” este tipo de “brincadeiras”. Reconhecemos que é muito mais fácil e quase rotineiro, no pré-escolar, desenvolver atividades lúdicas com as crianças, enquanto no 1.º ciclo isto se torna, por vezes, mais difícil. Verificámos que foi possível desenvolver práticas letivas no 1.º ciclo, envolvendo a componente lúdica, e constatámos que desta forma as crianças sentem uma maior motivação e interesse em participar nas aulas. Notámos que a generalidade das salas de aulas apresenta uma disposição espacial que não facilita este tipo de atividades. A nossa prática educativa foi muito importante enquanto momento de formação inicial, mas também se tornou numa experiência muito enriquecedora, tanto a nível académico, como pessoal, pois é nesta altura que conseguimos pôr em prática tudo aquilo que nos foi sendo transmitido ao longo da licenciatura. Fica a certeza de que o tentamos fazer da melhor maneira possível. ABSTRACT: This internship report is included in the training of educators and elementary school teachers and it is as an account of our professional practice. It includes a theoretical component, but it also reflects on the practice of our training, which occurred during the curricular components Prática Educativa Supervisionada I (Educational Supervised Practice I) and Prática Educativa Supervisionada II (Supervised Educational Practice II). It describes our pedagogical action in order to clarify and better understand some situations, trying constantly to confront them with the supporting published material. Faced with the need to choose a topic area, we decided to engage into the fun part of learning, starting at the analysis of the playing process because we consider that playful activities play an unquestionable role in a child's education, both at a pre-school level and at a elementary school level, as it has a relevant contribution to his/her development and learning process. Thus, we try to critically describe and analyze some situations that occurred during our internship, in particular those that included a playful component. It was also important to ask local people, educators, teachers and parents, what they thought about the recreational activities and recreational spaces existing in our schools. All of them recognize that the playful activities are very important for learning at a young age. However, we acknowledge that elementary school teachers do not always develop this type of learning because the curriculum is very extensive and demanding and it gives them little room for fun and playful activities. We recognize that it is much easier and almost mechanic in preschool to develop playful activities with children, while in elementary school, it is sometimes difficult. We were able to teach to elementary school children using a fun component and we found out that children had a greater motivation and showed more interest in participating in class. We noticed that most classrooms don’t have the adequate spatial arrangement for such activities. Our teaching practice was very important as a stage of initial training, but it also became a very enriching experience, both academically and personally, because during those periods we put into practice everything that was taught to us when we were taking our degree. We know for sure that we tried to do our best.