Detalhes do Documento

A motivação no sucesso educativo : dinâmicas em contexto pré-escolar e 1º ciclo

Autor(es): Martins, Ana Isabel de Mesquita Correia Carvalho cv logo 1

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.3/1655

Origem: Repositório da Universidade dos Açores

Assunto(s): Educação Pré-Escolar; Ensino Básico (1º ciclo); Motivação; Prática Educativa; Sucesso Escolar


Descrição
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio). O estágio é um processo que possibilita aprendizagens indispensáveis a qualquer profissional que queira preparar-se para os desafios da futura carreira. Vasta tem sido a investigação sobre a importância da prática pedagógica na formação inicial de professores. No caso particular, o estagiário aprende de um modo mais eficaz quando as aprendizagens são adquiridas por meio das experiências vivenciadas em contexto de sala de aula. Portanto, no presente relatório, são abordados, alguns aspectos que fazem parte da vida quotidiana de todos os professores, bem como apresentaremos o modo como decorreu a prática pedagógica, fazendo uma reflexão da forma de actuar e perceber quais as melhores opções a ter em mente no decorrer do processo ensino-aprendizagem. Este relatório abrange relatos, análises e reflexões acerca de alguns dos momentos mais significativos vivenciados em ambos os estágios – Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico, Prática Supervisionada I e Prática Supervisionada II respectivamente. Contempla igualmente uma vertente investigativa, tendo como base conceptual uma temática seleccionada por cada Mestrando. A escolha da minha temática baseou-se na necessidade sentida de aprofundar sobre o papel da Motivação na aprendizagem dos alunos, muito particularmente no que se refere às dinâmicas em contexto de sala de aula. ABSTRACT: Student teaching internship is a learning process that provides essential training to any professional who wants to prepare for the challenges of a future career. It is common knowledge that, educationally speaking, the trainee learns more effectively when the learning is made through experience, with the whole learning environment that a classroom provides. Therefore, in this report, some aspects that are part of teachers’ everyday life are addressed, as well as how the teaching practice process was perceived by the teaching trainee, reflecting on how to act and understand what best options should be kept in mind during the teaching-learning process. In this report we will also present an articulation between our internship and the theoretical framework; i.e., reports, analysis and reflections on some moments and a theme of choice by each student, ours is titled Motivation in Educational Success: Dynamics in a Preschool and Elementary School Contexts. Our subject of choice was motivation; therefore, this document will present a more specific approach to this topic.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Fortuna, Maria Margarida Pacheco
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia