Author(s):
Cabral, Carla Patrícia Moniz Tavares
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.3/1540
Origin: Repositório da Universidade dos Açores
Subject(s): Educação do Pré-Escolar; Ensino Básico (1º ciclo); Leitura; Prática Educativa
Description
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio). A elaboração do presente Relatório de Estágio é o culminar do trabalho realizado nas Práticas Educativas Supervisionadas I e II, dando resposta a uma exigência estabelecida para a obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo de Ensino Básico, como estabelecido no seu regulamento publicado no Diário da República, 1ª Série, nº43 de 22 de Fevereiro de 2007. Nele, estão plasmadas questões que se prendem com a teoria e a prática curricular, nomeadamente a análise e a reflexão necessárias para que se possa crescer enquanto indivíduo e futuro profissional. Por outro lado, o mesmo visa fundamentar as práticas levadas a efeito, recorrendo a literatura científica da especialidade, procurando, deste modo, dar consistência ao trabalho realizado no decurso do estágio no Pré-escolar e no 1º Ciclo. Do conjunto de áreas e domínios explorados junto da população estudantil, foi opção da mestranda aprofundar, neste documento, o domínio da leitura, dada a relevância que o seu caráter transversal assume em todas as áreas disciplinares, bem como na aprendizagem e no desenvolvimento global das crianças. Assim, privilegiou-se, na elaboração deste relatório, um capítulo dedicado às intervenções realizadas quer na Educação do Pré-escolar quer no Ensino 1º Ciclo, capazes de desenvolver competências leitoras e, consequentemente, o gosto pela leitura. Ao longo das intervenções nos estágios realizados, diligenciou-se no sentido de a comunidade onde a escola estava inserida fosse envolvida nas atividades desenvolvidas, para que a consecução dos objetivos delineados fosse garantida. Também foi preocupação da mestranda incluir neste relatório uma reflexão fundamentada sobre a prática desenvolvida. Neste sentido, foram focados aspetos como a razão pela opção de determinadas atividades, o seu contributo para o desenvolvimento de competências leitoras nas crianças, bem como uma análise à sua prestação e à experiência vivida no decurso do processo formativo. Recorde-se, a este propósito, que as Práticas Educativas Supervisionadas I e II assumiram-se como um ponto alto na nossa formação, dado o seu contributo importante para o desenvolvimento pessoal e profissional, em consequência do encontro entre os discursos teóricos e os discursos práticos, culminando numa caminhada de aprendizagem. Em suma, a redação deste relatório foi crucial para o nosso crescimento pessoal e profissional. ABSTRACT: The elaboration of this Internship Report is the culmination of the work conducted during the Supervised Practices I and II and emerges in response to the requirements for obtaining the Master Degree in Pre-school Education and Teaching of Cycle I of Elementary Education (as set out in its respective ordinance published in Diário da República, 1st Series, No. 38, February 22, 2007). This report explores issues that relate to curriculum theory and practice, including the necessary analysis and reflection which allow one to grow as an individual and as a future professional. It is also intended to provide evidence, through the field’s scientific literature, for the formulated statements. Hence, it aims to provide consistency to the work accomplished during the internship in Pre-school and Cycle I. Since its cross-cutting characteristics are significant in all the educational areas, including on learning and on the overall development of children, this graduate student opted to further utilize this document to explore the theme of promotion of reading and its importance in school success. Thus, this report encompasses a chapter on interventions for both Pre-school and Cycle I, which are directed at stimulating the development of reading skills and, in parallel, developing the taste for reading. Along the interventions put in place during the internships and in order to guarantee that the outlined goals were attained, measures were taken to involve the school’s surrounding community in all the activities being developed. Additionally, we also include in this report a deep reflection on the practice carried out by focusing on aspects such as the reason for choosing particular activities and their contribution to the development of reading skills in children; but also by reviewing performance and experiences during the internships. In this respect, the Supervised Practice I and II was a high point in our training, since as a consequence of the union between the theoretical and practical pathways, it resulted in an important contribution to personal and professional development and in a culmination of everything we have learned. It was then, a privileged space for our training process.