Autor(es):
Balanco, Sónia da Conceição Rodrigues Pacheco
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.3/1536
Origem: Repositório da Universidade dos Açores
Assunto(s): Educação do Pré-Escolar; Ensino Básico (1º ciclo); Expressão Dramática; Prática Educativa
Descrição
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (relatório de Estágio). "[…] pretende-se, com a elaboração deste documento, que o estagiário reflita sobre o trabalho desenvolvido, fundamente, com literatura da especialidade, as opções metodológicas tomadas e que utilize técnicas de investigação, que, neste caso em particular, incidem não só sobre as práticas educativas mas também são colocadas ao serviço da importância da aplicabilidade prática da Área de Expressão Dramática, em contextos e dinâmicas de sala de aula. Se olharmos atentamente para a Lei de Bases do Sistema Educativo, podemos constatar que a mesma estipula um conjunto de princípios gerais sobre a formação de educadores e professores, entre os quais importa enunciar os seguintes: “a) Formação inicial de nível superior, proporcionando aos educadores e professores de todos os níveis de educação e ensino a informação, os métodos e as técnicas científicos e pedagógicos, de base, bem como a formação pessoal e social adequadas ao exercício da função. (…) h) Formação participada que conduza a uma prática reflexiva e continuada de auto informação e auto-aprendizagem. 2- Orientação e as actividades pedagógicas na educação pré-escolar são asseguradas por educadores de infância, sendo a docência em todos os níveis e ciclos de ensino assegurada por professores detentores de diploma que certifique a formação profissional específica com que se encontram devidamente habilitados para o efeito”. Inferimos, assim, que é vital que o docente reflita sobre a sua prática educativa e mobilize um conjunto de metodologias de investigação de forma a evoluir como pessoa e como profissional de educação. A aplicação prática destas metodologias permitirá ao docente uma melhor compreensão da sua prática letiva e do contexto onde se insere. Neste âmbito, pretende-se que este relatório contribua, indubitavelmente, para desenvolver uma atitude reflexiva e metódica no que concerne à nossa prática educativa futura. […]" (da Introdução).