Autor(es):
Ferreira, Cristina Cabral Almeida
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.3/1533
Origem: Repositório da Universidade dos Açores
Assunto(s): Educação Pré-Escolar; Educador de Infância; Ensino Básico (1º ciclo); Ensino da Matemática; Matemática; Materiais Manipuláveis Estruturados (MME); Prática Educativa; Mathematics Education; Preschool Education; Primary Education; Structured Manipulative Materials
Descrição
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio). O presente relatório incide sobre os estágios curriculares, decorridos de 1 de Fevereiro a 17 de Maio de 2010, na Educação Pré-Escolar, no Jardim-de-Infância Santa Clara e de 15 de Setembro a 12 de Janeiro de 2011, no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Básica Integrada Canto da Maia. Estes estágios aconteceram no decorrer das unidades curriculares Prática Educativa Supervisionada I e II, pertencentes ao Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, leccionadas na Universidade dos Açores, no Pólo de Ponta Delgada. O uso de Materiais Manipuláveis Estruturados na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico é o tema foco desenvolvido ao longo dos estágios. A primeira parte do trabalho engloba uma revisão de conhecimentos sobre a temática em questão, seguindo-se o plano das actividades implementadas com os materiais manipuláveis. Estas actividades são descritas e analisadas, e depois apreciadas crítica e reflexivamente de acordo com os resultados obtidos. A implementação de actividades com materiais manipuláveis não só teve como objectivo o desenvolvimento de competências matemáticas nas crianças, como também a abordagem transversal dos diferentes domínios e áreas disciplinares integrantes do currículo. Para enriquecer o trabalho, realizámos uma pesquisa sobre o tema foco com o objectivo de conhecer as concepções dos educadores de infância e dos professores do 1º Ciclo dos núcleos escolares pertencentes a duas Escolas Básicas Integradas, sobre os materiais manipuláveis existentes na instituição, a frequência e a forma de exploração com que utilizam os materiais e, por fim o papel que os materiais manipuláveis desempenham na Educação Pré--Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Adoptou-se por uma metodologia quantitativa e pelo questionário como instrumento de recolha de dados. Nesta pesquisa participaram trinta e duas educadoras e quarenta e oito professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. ABSTRACT: This report is focused on the curricular internships carried out from February 1st to May 17th 2010 at the Kindergarten of Santa Clara, in the field of Preschool Education, and from September 15th to January 12th 2011 at the Canto da Maia Primary School, in the field of Primary Education. These internships were carried out under the courses of Supervised Educational Practices I and II, which are part of the Master's in Preschool and Primary Education taught at the University of the Azores, in Ponta Delgada. The Use of Structured Manipulative Materials in the Development of Math Skills in Preschool and Primary Education was the subject developed over the internship. The first part of this work encompasses precisely a revision of this subject, followed by the plan of activities implemented with the manipulative materials. These activities are described, analysed and then considered through a reflective and critical approach based on the results obtained. Therefore, the implementation of activities with manipulative materials aims not only at fostering the development of children's mathematical skills, but also at reaching a cross-section approach of the different domains and curriculum areas of the programme. In order to enhance the work, as well as to understand the conceptions of the kindergarten and primary school teachers of the above mentioned schools, a survey was carried out, namely on the manipulative materials existing in the institutions, the frequency and usage of these materials and finally the role of manipulative materials in preschool and primary education. To collect the data we resorted to quantitative methodology and a questionnaire. Thirty-two kindergarten teachers and forty-eight primary school teachers took part in this research process.