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Práticas educativas e jogo como instrumento de aprendizagem no Pré-Escolar e no...

Autor(es): Cabral, Maria de Deus de Medeiros Pereira cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.3/1527

Origem: Repositório da Universidade dos Açores

Assunto(s): Educação Pré-Escolar; Desenvolvimento de Competências; Ensino Básico (1º ciclo); Jogo; Prática Educativa


Descrição
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio). Este relatório de estágio surge no âmbito das Práticas Educativas Supervisionadas I e II do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e pretende ser assim uma descrição refletida e fundamentada sobre o processo de estágio e sobre algumas experiências que vivenciamos aquando das respetivas práticas, onde se procurou conciliar a teoria com a prática, pois durante o estágio é essencial que se consiga fazer a integração teoria-prática, ou seja, que sejamos capazes de aplicar em situação de efetiva lecionação a teoria que fomos adquirindo ao longo da nossa formação, bem como confrontar a nossa ação com quadros teóricos explicativos da mesma, no sentido de melhor compreendermos o seu alcance. As nossas práticas desenvolveram-se numa dinâmica de observação, planificação, ação, avaliação, com o objetivo de sermos profissionais reflexivos e críticos e sempre numa perspetiva de reajustamento dessas mesmas práticas. Sempre no sentido de melhorar a nossa ação educativa e de nos tornarmos profissionais mais competentes, procurámos, ao longo das práticas educativas, debruçarmo-nos, de uma forma mais aprofundada, sobre a utilização do jogo como instrumento de aprendizagem. Assim promovemos aprendizagens lúdicas, através do jogo, pois ele faz parte integrante da vida da criança, sendo uma atividade essencial na infância. A análise às práticas educativas levam-nos a considerar que o jogo pode contribuir não só para o desenvolvimento integral da criança, com também para a motivação da aprendizagem, pois quando eram propostas atividades com jogos, os alunos demonstravam interesse e maior envolvimento durante a realização destas atividades. O jogo deve ser assim um recurso a considerar pelos educadores e professores, aquando das suas práticas pedagógicas, não esquecendo que ele deve manter sempre a função lúdica e educativa juntas.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Serpa, Margarida Damião
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