Detalhes do Documento

Aprender com a Expressão Dramática!

Autor(es): Almeida, Patrícia Moniz cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.3/1518

Origem: Repositório da Universidade dos Açores

Assunto(s): Arte Dramática; Criança; Educação Pré-Escolar; Ensino Básico (1º ciclo); Expressão Dramática


Descrição
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio). O presente relatório de estágio corresponde ao processo de trabalho realizado nos estágios pedagógicos das Práticas Supervisionadas I (Pré-Escolar) e II (1º Ciclo do Ensino Básico) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este documento contempla uma fundamentação teórica e uma análise reflexiva acerca da área temática que aprofundei, sobre o ensino e a aprendizagem na Expressão Dramática, enquanto vertente a realçar na Educação da Criança do Ensino Pré-Escolar e do 1.º Ciclo de Ensino Básico. Neste sentido, optei por dar ênfase à opinião e perceção de Educadores/Professores de dois concelhos da Ilha de São Miguel: Ponta Delgada e Ribeira Grande. A partir dos resultados obtidos pela aplicação de um questionário apurei que Educadores/Professores consideram ter uma formação “suficiente” e algumas condições pedagógicas para orientar as práticas nesta área, em prol de um objetivo comum: educar a criança pela arte, recorrendo à Expressão Dramática, ajudando-a a desenvolver-se, equilibradamente e a aprender novos conhecimentos. Na segunda parte do documento, apresento uma exposição que espelha também alguns aspetos inerentes ao perfil desejável para a profissão docente, nestes níveis de ensino. Após uma contextualização dos meus estágios, exponho de uma forma estruturada, reflexiva e fundamentada alguns dos pontos essenciais ao percurso que realizei nos dois estágios: na Educação Pré-Escolar e no 1.ºCiclo do ensino Básico. ABSTRACT: The following apprenticeship report corresponds to the work that has been done in the Supervised Practices I (Preschool) and II (Primary School) pedagogical apprenticeships from the master’s degree in Preschool and Primary School Education. This document contemplates a theoretical grounding and a reflexive analysis about the subject area which I have studied, about teaching and learning in Drama, as a component to enhance the education of the preschool and basic school child. Therefore, I’ve opted to give emphasis to the opinion and perception of Educators/Teachers from two of the São Miguel island municipalities: Ponta Delgada and Ribeira Grande. From the results obtained through a questionnaire, I found out that Educators/ Teachers believe to have “enough” training and some pedagogical conditions to guide their practices in this area, all with a common objective: to educate children through Art, using Drama to help the child develop itself on a balanced way and to obtain new knowledge. In the second part of the document, I’ve presented an explanation that also shows a few aspects inherent to the desired profile for a teacher, at these levels of teaching. After a contextualization of my apprenticeships, I present in a structured, reflexive and substantiated way, some of the essential points to the path that I’ve made in these two apprenticeships: Preschool Education and Primary school/1st Cycle of Basic Education.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Condessa, Isabel
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia