Document details

A expressão e educação físico-motora como instrumento didáctico-pedagógico no d...

Author(s): Pacheco, Flávio Miguel da Ponte cv logo 1

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.3/1327

Origin: Repositório da Universidade dos Açores

Subject(s): Didáctica; Educação Física; Educação Pré-Escolar; Ensino Básico (1º ciclo); Prática Educativa; Prática Pedagógica


Description
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio). O processo de aprender a ensinar implica a passagem por diversas fases. O estágio pedagógico, fase crucial do processo de formação inicial, permite ao formando aprofundar o contacto com a realidade educativa transitando do papel de aluno para o de professor. Ao transformar-se em educador/professor é evidenciada a realidade interactiva de uma acção, para a qual concorrem saberes e competências complexas de carácter multidimensional. O presente relatório visa analisar e reflectir sobre os estágios realizados no pré-escolar e no 1ºCiclo do Ensino Básico, mais concretamente sobre a intencionalidade do processo educativo, representada nas suas diversas etapas: observação, planificação, avaliações, execução, reflexão e comunicação. Partindo do pressuposto que a actividade lúdica da criança é uma via natural de processar a educação, optou-se por realizar um aprofundamento de estudo no âmbito da Expressão e Educação Físico-Motora como instrumento didáctico-pedagógico no desenvolvimento de aprendizagens significativas no Pré- Escolar e no 1º Ciclo, utilizando preferencialmente os jogos de movimento de carácter interdisciplinar, realizados no decorrer dos estágios e tendo como base as observações realizadas (antes, durante e após da sua implementação). Sendo os contextos das práticas educativas ricos em diversidade de situações de ensino-aprendizagem, entendeu-se ainda por bem reflectir sobre diferentes actividades lúdicas relacionadas com outras áreas e domínios do conhecimento. ABSTRACT: The process of learning how to teach involves passing through several stages. The pedagogic practice, crucial phase of the initial formation process allows the learner to deepen the contact with the educational reality transitioning from student to teacher. By becoming an educator / teacher it is shown the interactive reality of the action, which compete several complex competences and knowledge of multidimensional character. This report seeks to analyze and reflect on the internships carried out in the pre-school and 1st cycle of basic education, more specifically about the educational intentionality process, represented in its various steps: observation, planning, evaluation, implementation, reflection and communication. Based on the assumption that the children ludic activities is a natural way to processes education, we chose to carry out further study in the matter of physical education- as a didactic and pedagogical instrument for developing meaningful knowledge in the preschool and the 1st cycle, preferentially using the movement games of interdisciplinary character, performed during the internships relating to the observations made (before, during and after their implementation). Being the contexts of educational practice rich in diversity of the teaching-learning situations it was understood, even by well, to reflect on various activities related to ludic on other areas and domains of knowledge.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Serpa, Margarida Damião; Condessa, Isabel
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU