Detalhes do Documento

Mythimna unipuncta Haw. e sua importância económica nas pastagens dos Açores

Autor(es): Tavares, João cv logo 1

Data: 1982

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.3/1275

Origem: Repositório da Universidade dos Açores

Assunto(s): Arquipélago dos Açores; Consumo Alimentar; Lagarta das Pastagens; Lolium perenne; Luta Integrada; Mythimna unipuncta (Haworth)


Descrição
2º Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Entomologia (SPEN), Funchal, Madeira - 28 de Setembro a 3 de Outubro de 1981. Em trabalho anterior, determinou-se os valores do consumo alimentar ponderal e percentual dos estados larvares de Mythimna unipuncta Haw. sobre Lolium perenne (TAVARES, 1979). Sabendo que o consumo alimentar médio de M. unipuncta é de 3,505 ± 0,18 gramas de massa verde, desde o primeiro ao sexto estados larvares, acharam-se os valores dos desgastes causados pela praga em função da sua densidade. Relacionando os prejuízos causados pelas larvas com a evolução da praga ao longo do ano, determinaram-se as épocas críticas para os tratamentos químicos. Estas épocas coincidem com os meses de Julho, Agosto e Setembro que são também os meses de maior densidade do parasita larvar Apanteles militaris. Por conseguinte, tormou-se necessário encarar um sistema de luta integrada de que são expostos alguns aspectos já em execução ou em vias de serem aplicados nos Açores.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia