Document details

Modelação da recarga do aquífero livre miocénico da Bacia de Alvalade e implica...

Author(s): Paralta, Eduardo cv logo 1 ; Francés, Alain cv logo 2 ; Ribeiro, Luís F. cv logo 3

Date: 2006

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.9/439

Origin: Repositório do LNEG

Subject(s): Aquíferos; Agricultura; Contaminação de solos; Nitratos; Bacia de Alvalade (Portugal); Região de Canhestros (Portugal); Região de Ferreira do Alentejo (Portugal)


Description
Vários estudos indicam que a intensificação das práticas agrícolas e o regadio intensivo conduzem, a prazo, ao aumento da concentração de sais nas águas subterrâneas, nomeadamente cloretos e nitratos. Com este trabalho, pretende-se quantificar a recarga aquífera natural e estimar com base em cenários de dotações de fertilizantes e técnicas de irrigação, o volume de sais i.e. nitratos (NO3-) ou outros, susceptíveis de atingir o aquífero livre miocénico da Bacia de Alvalade e afectar o sistema ecológico (ribeiras e linhas de água). A modelação dos eventos de recarga entre 2002 e 2005 indica uma recarga média anual entre 20% a 40% (100-200 mm), normalmente associada apenas a alguns episódios de precipitação acima de 20 mm/dia. De acordo com o volume de água calculado para recarga, será possível prever a qualidade da água de percolação, em função da dotação de fertilizantes das culturas de Inverno e do azoto residual no solo, e desta forma avaliar o impacte da lixiviação dos agro-químicos no sistema hidrológico local.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU