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Valorização energética da fracção combustível dos resíduos de fragmentação auto...

Autor(es): Freire, Márcia Susana Marto cv logo 1

Data: 2008

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.9/416

Origem: Repositório do LNEG

Assunto(s): Deposição em Aterro Sanitário; Cinzas; Automobile Shredder Residue; Fluidised Bed Combustion; Leachability; Heavy Metals; Landfill; Ash; Resíduos de Fragmentação Automóvel; Combustão em Leito Fluidizado; Metais Pesados; Lixiviação


Descrição
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Ciência e Engenharia de Materiais do Instituto Superior Técnico No presente trabalho é apresentada a caracterização físico-química de Resíduos de Fragmentação Automóvel bem como das cinzas obtidas através da sua combustão num sistema piloto de leito fluidizado. A composição e a lixiviação do combustível foram comparadas com as cinzas utilizando as três metodologias de lixiviação mais usadas: o método europeu EN 12457-2, o método americano US TCLP 1311 e o método de disponibilidade holandês EA NEN 7371. Os resultados obtidos revelaram que, além da lixiviação de matéria orgânica, sob condições ácidas a libertação de metais pesados da FCRFA pode constituir um sério problema pelo que a sua deposição em aterro deverá ser abandonada. As cinzas resultantes do processo de combustão de FCRFA apresentaram alguns níveis de lixiviação de metais, como por exemplo Cr, todavia a destruição do conteúdo orgânico, associada à diminuição das quantidades de resíduo a depositar em aterro, fazem do tratamento térmico uma opcção a considerar na gestão deste tipo de resíduos.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
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