Detalhes do Documento

Avaliação económica de centrais eólicas e fotovoltaicas em Portugal Continental...

Autor(es): Garcia, Geuffer cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.9/2470

Origem: Repositório do LNEG

Assunto(s): Avaliação económica; Análise de sensibilidade; Cenários de evolução económica ; Tarifa bonificada; Mapeamento de custos normalizado de energia (LCOE); Economic evaluation; Sensitivity analysis; Scenarios of economic development; Feed-in tariff; Mapping of levelized cost of energy (LCOE)


Descrição
Dissertação submetida à Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências para a obtenção do Grau de Mestre em Engenharia da Energia e do Ambiente. As Fontes de Energia Renovável (FER) podem ajudar a minorar as emissões das indústrias de energia, reduzindo assim o custo da electricidade e a dependência de combustíveis fósseis importados. Foram traçadas metas nacionais para FER ao incorporar programas de incentivo, nomeadamente a remuneração através de tarifas bonificadas, de forma a impulsionar o investimento nestas tecnologias. Mesmo com programas de incentivo, o investimento num projecto de FER pode não ter a rentabilidade exigida pelos investidores. É de extrema importância a obtenção precisa de resultados de avaliação económica de centrais renováveis para garantir futuros investimentos, proporcionando um acréscimo de produção de energia limpa e visando um futuro mais sustentável. Neste trabalho, pretende-se levar a cabo os estudos de avaliação económica de grandes centrais eólicas e fotovoltaicas, com características técnicas e económico-financeiras típicas, utilizando as regras de remuneração impostas pela legislação portuguesa, numa perspectiva de demonstrar a adequação destas regras nos panoramas económico-financeiros presentes nos anos entre 2000 e 2020. Através da ferramenta de cálculo desenvolvida, são aqui estudadas futuras decisões políticas de redução da tarifa bonificada e o seu efeito na viabilidade económica de projectos existentes. Efectua-se o estudo de avaliação económica de futuros projectos, numa óptica de construção de cenários de evolução das FER em Portugal a médio/longo prazo. É igualmente obtido um mapeamento de custos normalizado de energia (LCOE) de centrais típicas fotovoltaicas, eólicas onshore e offshore (fixas e flutuantes) para Portugal Continental, com o objectivo de comparação e hierarquização dos seus custos nos melhores locais para as suas instalações. Os resultados obtidos permitem clarificar o peso que cada legislação em vigor tem nos resultados económicos de centrais eólicas e fotovoltaicas no território português. Dão também a noção do comportamento económico destas centrais ao longo dos anos, permitindo a construção de cenários de evolução da viabilidade económica a médio/longo prazo.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Estanqueiro, Ana
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia