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Redes sociais e empreendedorismo em biotecnologia : o processo de clusterização...

Author(s): Fontes, Margarida cv logo 1 ; Sousa, Cristina cv logo 2 ; Videira, Pedro cv logo 3

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.9/1562

Origin: Repositório do LNEG

Subject(s): Empresas baseadas na ciência; Redes sociais; Acesso ao conhecimento; Proximidade; Biotecnologia


Description
Este artigo3 aborda a aglomeração de novas empresas de biotecnologia em torno de núcleos de produção de conhecimento, centrando-se no papel das redes sociais no acesso ao conhecimento científico e tecnológico. A abordagem toma em consideração o impacto de várias formas de proximidade – geográfica, social, cognitiva e organizacional – no desenvolvimento de relações chave e na sua utilização para obter conhecimento científico e tecnológico. Tal permite aferir a importância relativa de fontes de conhecimento próximas e distantes e explicar as decisões tomadas pelos empreendedores em termos de mobilização das redes que lhes dão acesso. Na exploração empírica recorre-se a uma metodologia para reconstruir as redes sociais e medir os diferentes tipos de proximidade.
Document Type Article
Language Portuguese
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