Autor(es):
Piteira, Maria Margarida Croca
Data: 2003
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.12/817
Origem: Repositório do ISPA - Instituto Universitário
Assunto(s): Comportamento organizacional; Liderança; Creatividade; Organizações; Gestão; Instrumentos; Organizational behaviour; Leadership; Creativity; Organizations; Management; Instruments
Descrição
Dissertação de Mestrado em Comportamento Organizacional A presente análise pretende fornecer algumas evidências empíricas, por um lado,
acerca do modo como o vaticano da gestão, designadamente a Harvard Business
School e o INSEAD, comunica o sucesso na criação de organizações inovadoras, e
por outro, delimitar a essência da liderança nestas organizações através dos seus
determinantes críticos de sucesso.
Em simetria com estes objectivos, o campo empírico tem como base cinco estudos de
caso referentes a grandes organizações inovadoras com sucesso, a saber: General
Electric, IKEA, Virgin, Microsoft e SMH / Swatch. Estes casos foram elaborados,
comercializados e difundidos como modelos organizacionais pelas escolas de gestão
acima mencionadas.
A metodologia usada circunscreve-se às análises inter-casos e de conteúdo dos
textos, utilizando-se paralelamente outras técnicas, nomeadamente o agrupamento
semiótico, a análise de estrutura, forma e retórica. Este procedimento teve a intenção
de estabelecer relações que facilitassem a interpretação dos dados e proporcionassem
uma maior objectividade na sua inferência. Os critérios de selecção dos casos
tiveram em conta a natureza das suas temáticas e o reconhecimento científico
conferido pelos docentes e instituições onde foram elaborados.
O estudo aborda o papel da liderança na criação de organizações inovadoras, discute
os factores que determinam o sucesso de organizações em ambientes competitivos e
evidencia as modas e modelos de gestão e a importância da sua difusão.
Os resultados sugerem que em primeiro lugar, as escolas de gestão e de negócios
enquanto importantes meios difusores de modas e modelos de gestão,
particularmente através dos seus estudos de caso, apresentam relevantes contributos
prescritivos sob a forma de lições de boas práticas. Em segundo lugar, e tendo por base modelos de sucesso, a essência da liderança em organizações inovadoras tem como determinantes críticos: 1) A gestão da mudança e a criação de um clima para a inovação; 2) O carisma do líder; 3) A consideração individual no seio da organização; 4) A promoção do conhecimento, aprendizagem e criatividade, 5) A gestão da cultura e a criação de um clima para a excelência e 6) A sensibilidade à envolvente externa.
Em suma, o presente estudo demonstra que a liderança carismática e traasformacional foi um factor comum no sucesso de organizações inovadoras, constituindo-se de certo modo numa importante vantagem competitiva. Este sucesso, foi alvo do interesse da comunidade científica no âmbito da gestão, sendo intrumentalizado como modelo por via da sua difusão. Estas realidades organizacionais foram apresentadas e divulgadas como exemplares, assumindo a forma de best practices, suscitáveis por este facto de serem replicadas, adoptadas ou imitadas por outras organizações. A análise conclui que a difusão de modelos de gestão, particularizando os que abordam a essência da liderança em organizações inovadoras, funciona entre o diagnóstico das organizações estudadas e a prescrição, por via de indicadores de acção normativa