Detalhes do Documento

Estudo comparativo entre estudantes do 12º ano e do 1º ano do ensino superior r...

Autor(es): Paulos, Sandra Maria dos Santos cv logo 1

Data: 2006

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.12/764

Origem: Repositório do ISPA - Instituto Universitário

Assunto(s): Psicologia da saúde; Depressão; Estudantes; Ansiedade; Suporte-social; Satisfação; Instrumentos; Health psychology; Depression; Students; Anxiety; Social support; Satisfaction; Instruments


Descrição
Dissertação de Mestrado em Psicologia da Saúde Este trabalho tem como principal objectivo investigar se existem diferenças em termos de stress, depressão e ansiedade entre os estudantes do 12° ano e estudantes do 1o da universidade e, se essas possíveis diferenças estão relacionadas com o suporte social, percebido num contexto que é o de adaptação à vida académica, habitualmente descrito na literatura como um acontecimento de vida relevante Para proceder a este estudo comparativo e exploratório aplicámos um questionário de caracterização sociodemográfica construído para o efeito, a Escala de Satisfação com o Suporte Social (ESSS) e a Escala de Depressão, Ansiedade e Stress (DASS) a uma amostra de 124 estudantes do 12° ano e de 131 estudantes do 1o ano do ensino superior. Das questões em estudo apenas se verificou a existência de diferenças estatisticamente significativas em relação à Satisfação com o Suporte Social, sendo esta última mais elevada nos alunos do 1o ano.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia