Document details

Concepções sobre avaliação e práticas de avaliação dos professores sobre textos...

Author(s): Matos, Ana Cristina Amaral Pedra Vieira de cv logo 1

Date: 2001

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.12/670

Origin: Repositório do ISPA - Instituto Universitário


Description
Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional O trabalho que aqui apresentamos, embora constituindo um todo, com um objectivo comum, o de estudar as concepções dos professores do 1o ciclo, face à avaliação dos alunos e as suas práticas ao nível da correcção dos textos escritos por estes, em diferentes fases da carreira, é constituído por dois momentos: Num primeiro momento procurámos, através da análise de 60 questionários preenchidos por docentes do 1o ciclo do ensino básico, identificar as suas concepções ao nível da avaliação dos alunos, em professores em início e final de carreira. Numa segunda fase do nosso trabalho, procurámos identificar características funcionais do comportamento correctivo dos docentes, do mesmo nível de ensino, em diferentes fases da carreira, relativamente à escrita dos alunos. Nesta fase utilizámos textos produzidos pelos alunos e corrigidos e anotados por 40 docentes do 1o ciclo do ensino básico; 20 em início de carreira e 20 em final de carreira. Pretendemos, no final, contrastar os resultados obtidos através dos dois instrumentos de estudo e encontrar uma caracterização do que são as concepções destes professores acerca do acto de avaliação dos alunos e, as práticas desenvolvidas ao nível da correcção de textos de alunos do 3o e 4° anos de escolaridade. Posteriormente, procederemos a uma análise comparativa entre professores em início e professores em final de carreira.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Ramalho, Glória
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents

No related documents


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU