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Auto-conceito e representações da vinculação no período pré-escolar

Autor(es): Maia, Joana Branco cv logo 1 ; Ferreira, Bruno cv logo 2 ; Veríssimo, Manuela cv logo 3 ; Santos, António José cv logo 4 ; Shin, Nana cv logo 5

Data: 2008

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.12/67

Origem: Repositório do ISPA - Instituto Universitário

Assunto(s): Auto-conceito; Modelos internos dinâmicos; Narrativas; Representações do self; Vinculação


Descrição
A Teoria da Vinculação sugere que as representações internas das experiências relacionais e a noção de self vão sendo interiorizadas, de forma complementar, pelas crianças ao longo do tempo, desempenhando as figuras de vinculação um papel crucial neste processo. Alguns estudos empíricos (Cassidy, 1988; Clark & Symons, 2000; Verschueren, Marcoen, & Schoefs, 1996) têm examinado as ligações entre desenvolvimento do self e segurança da vinculação durante o período pré-escolar. No entanto, poucos se têm debruçado, especificamente, sobre as associações existentes entre o auto-conceito dos sujeitos e as representações internas que estes possuem das suas experiências relacionais, como é o caso do presente estudo. Para inferir a qualidade e a segurança das representações de vinculação utilizámos uma versão adaptada da MacArthur Story Stem Doll-play Task (Page & Bretherton, 2001) numa amostra de 75 crianças do pré-escolar. A representação do self foi avaliada através da versão portuguesa da Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance for Young Children (Harter & Pike, 1984; Mata, Monteiro, & Peixoto, 2008). Os resultados encontrados apoiam a presença de relações entre a qualidade das representações associadas à vinculação e a representação global que a criança tem do seu self, com uma associação positiva mais forte a ser encontrada com a percepção da Aceitação Social.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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