Autor(es):
Gonçalves, Paula Cristina Narquel
Data: 2002
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.12/567
Origem: Repositório do ISPA - Instituto Universitário
Assunto(s): Psicologia educacional; Brincar; Desenvolvimento cognitivo; Linguagem; Educação pré-escolar; Desenvolvimento; Educational psychology; Play; Cognitive development; Language; Preschool education; Development
Descrição
Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional Este estudo tem como principal objectivo compreender o que as crianças dos cinco/seis anos de idade, sabem sobre os acontecimentos em que participam no seu quotidiano e como utilizam e estruturam esse conhecimento à medida que se vão desenvolvendo. Pretende-se verificar como o conteúdo e a estruturação dos
acontecimentos, influenciados pela idade, familiaridade e experiência com estes mesmos acontecimentos, permitem o desenvolvimento cognitivo-linguístico.
A nossa amostra foi constituída por oito grupos de tríades de crianças, com cinco/seis anos de idade. Todas frequentavam a mesma instituição escolar.
Inicialmente, entrevistámos a totalidade dos sujeitos pedindo-lhes que nos descrevessem como era Um Dia de Escola - temática proposta -, após esta fase, foi-lhes solicitado que brincassem segundo a temática proposta e, finalmente, num total de vinte e cinco sujeitos, pedimos a nove que participassem novamente num segundo momento de entrevista, em tudo idêntica à primeira. As entrevistas foram gravadas num audio-gravador e os jogos simbólicos através de uma câmara de filmar.
Após a recolha do material utilizado para o estudo, procedeu-se à transcrição dos scripts provenientes das entrevistas e, das verbalizações que resultaram das situações de jogo simbólico.
A descodificação e o tratamento dos mesmos baseou-se na aplicação de diferentes grelhas. Aperfeiçoadas e adaptadas consoante as necessidades prementes, embora mantendo a estrutura inicial.
Os resultados obtidos evidenciam que:
. as dramatizações sobre o acontecimento Um Dia de Escola originaram jogos com um nível de complexidade elevado, ao nível da sequência e variedade das cenas e das regras evocadas;
. predominaram cenas lógicas e diversificadas e os actos obedeceram a uma
sequência real;
. adoptaram-se poucos papéis sociais, mas verificou-se que as acções foram
determinadas pelo papel, ou seja, predominou uma coerência entre o papel adoptado
e o papel desempenhado;
. os sujeitos do sexo feminino e masculino adoptaram papéis correspondentes ao
mesmo sexo;
. os jogos basearam-se nas acções
. adoptaram-se papéis sociais de forma explícita e na sua maioria correspondiam ao
papel de adulto;
. a frequência de explicitação de regras foi baixa e evocaram-se mais regras
socialmente transmitidas;
. o nível de complexidade dos scripts foi médio/elevado
. na maioria das vezes, mencionaram-se a quase totalidade de actos e cenas
indicando-nos que o que foi representado são actividades obrigatórias e
características do acontecimento trabalhado e, por isso, fortemente associadas a este
script
. os sujeitos deram um elevado número de informações correctas, revelando um
conhecimento sobre o acontecimento estruturado e organizado;
. a participação em momentos de jogo simbólico traduz-se em scripts mais
complexos, o acontecimento é melhor estruturado o que capacita os sujeitos a darem
um maior número de informações sobre o mesmo
Concluímos, tendo em conta os nossos resultados, que a experiência com o acontecimento e a idade dos sujeitos, são factores condicionantes para uma melhor representação desse acontecimento e para que se evidenciem capacidades sociocognitivas superiores. Acontecimentos mais familiares e estruturados têm influência nas representações verbalizadas, A participação em jogos simbólicos é uma mais valia para o desenvolvimento e solidificação de conhecimentos sobre esse mesmo acontecimento.