Autor(es):
Fernandes, Maria de Jesus Silva
Data: 2001
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.12/510
Origem: Repositório do ISPA - Instituto Universitário
Assunto(s): Etologia; Desenvolvimento social; Sociometria; Relações entre pares; Grupos; Pré-adolescentes; Etology; Social development; Sociometry; Peers relations; Groups; Preadolescents
Descrição
Dissertação de Mestrado em Etologia Nas últimas décadas a investigação tem enfatizado a importância da relação de pares na socialização das crianças e adolescentes.
Os anos de escolaridade representam uma mudança drástica, para muitas crianças no mundo ocidental, com a integração num novo meio social, podendo os pares exercer uma enorme influência nesse processo. A participação em grupos sociais estáveis emerge na média infância, com formação de polidíades ou 'cliques' voluntárias e baseadas em grupos de amigos, particularmente importantes na escola. Os grupos de pares e a diversidade de relações afiliativas que se desenvolvem no seu seio contribuem para o bem estar emocional e cognitivo da criança, desempenhando um papel importante, enquanto agentes de socialização, na adopção de comportamentos prosociais e de atitudes e valores fundamentais para o seu desempenho e adaptação social.
A investigação sobre organização social de grupos de pares tem estado tradicionalmente centrada nas diferenças individuais de estatuto social. Porém, nos últimos anos, surgiu uma nova metodologia de abordagem que, baseando-se no impacto dos factores situacionais e dos constrangimentos sociais, sustenta que os diversos papéis sociais adoptados pelos indivíduos, num determinado contexto, são em larga medida determinados pela actividade e pela composição do grupo, assumindo que o indivíduo possui uma certa plasticidade no plano comportamental que lhe permite adaptar-se a diferentes contextos sociais. A reputação social deverá, nesta perspectiva, ser examinada em função do contexto social e dos valores culturais praticados tanto pela instituição escolar como pelo grupo de pares.
Este trabalho procura constituir um contributo para a compreensão dos fenómenos da
organização afiliativa de pré-adolescentes em contexto escolar, procurando pesquisar a
natureza e características das estruturas afiliativas que se desenvolvem no seio de um
grupo de pré-adolescentes na sala de aula, assim como, possíveis relações entre a
reputação social e pertença ao grupo afiliativo.
A investigação abrangeu os alunos do 5o e 6o ano de escolaridade da escola básica e secundária (EB/S) de uma pequena vila, da costa atlântica portuguesa, no concelho de Alcobaça.